OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

17/08/2018 às 17:11

Oficinas encerram a programação do Seminário ConheCER 2018 em Maceió

Proposta do último dia do seminário foi trabalhar de forma prática com todos os educadores participantes do evento Proposta do último dia do seminário foi trabalhar de forma prática com todos os educadores participantes do evento

Com a proposta de reproduzir no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso o ambiente do SebraeLab – multifuncional, colaborativo, viabilizando experiências diferenciadas de novas práticas empreendedoras inovadoras, criativas e transformadoras, na manhã da última quinta-feira (16), o Seminário ConheCER teve em sua programação quatro oficinas no estilo ‘hand on’, totalmente práticas e com estratégias que podem ser reproduzidas pelos professores em salas de aula.

Cada oficina teve duas horas de duração e os participantes tiveram o direito de escolher dois temas. As oficinas Hands On – Aprender pode ser divertido, abordaram temas como:  ‘Prototipe – Execução Estratégica’, facilitada por Tatiane Costa Leite; ‘In book – Criatividade’, por Leonardo Resende Duarte; 'Ensinando Professores - Educação Empreendedora na Prática', por Fabiano Fernandes Serrano Birchal; e ‘Design Sprint para Negócios Sociais’, facilitada pelo analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, Danisson Reis.

Silvia Chamusca, gerente da USEE do Sebrae em Alagoas, destacou que neste último dia do evento a proposta foi, justamente, trabalhar de forma prática com todos os educadores que participaram do seminário. “As quatro oficinas foram estruturadas com muito carinho pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER). O principal objetivo das oficinas foi trazer, realmente, todo o conteúdo para prática. Acredito que com esses conteúdos a gente possa fechar de forma muito interessante e transformadora tudo que foi trazido através do Sistema Sebrae, por meio do ConheCER, aqui para Alagoas, compartilhado para e por pessoas de todo o mundo”, pontuou a gerente.

Oficinas

De acordo com Danisson Reis, analista da USEE do Sebrae em Alagoas e facilitador da Oficina Design Sprint para Negócios Sociais, promover essas oficinas no ConheCER 2018 é despertar a criatividade e a inovação na educação empreendedora.

“A palavra é justamente despertar, pois como ouvimos na palestra do futurista Tiago Mattos, o analfabeto do futuro é aquele que não sabe aprender, desaprender e reaprender, e todas as oficinas passam um conhecimento na prática. Então, essa é a nossa lição, porque nós podemos sim aprender e não ser aquele analfabeto do futuro. Na oficina Design Sprint, por exemplo, nós tivemos como proposta despertar nas pessoas negócios de impacto social, que é uma vertente que o Sebrae tem trabalhado e que faz parte da nova geração da nossa economia. Foi muito legal ver a participação e interação das pessoas nas oficinas, de um modo geral”, revelou Danisson.

Ainda segundo o analista, a oficina Design Sprint proporcionou aos participantes vivenciar de forma prática essa metodologia, aplicando esse modelo para o desenvolvimento de negócios de impacto social.

Mãos à obra

Presente nos três dias do evento estava Dayselle Batista, estudante do curso de Letras e Libras, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela se inscreveu para as oficinas de ‘Design Sprint’ e ‘Ensinando Professores – Educação Empreendedora na Prática’ e revelou que esse seminário já está contribuindo para o seu futuro.

“Estou surpresa com as oficinas. Eu não sabia que em tão pouco tempo a gente poderia desenvolver algo de impacto social, criar uma empresa, mostrar o lucro e muito mais. Como eu sou muito detalhista, não imaginei que teria essa capacidade de desenvolver tudo isso e em pouco tempo. Superaram minhas expectativas. É uma grande oportunidade que o Sebrae traz para nós”, finalizou a estudante.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.