OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

21/08/2018 às 08:29

Inscrições abertas para a 11ª Semana de Letras da Ufal

Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas

Entre os dias 17 e 21 de setembro, acontecerá a 11ª Semana de Letras da Ufal, na Faculdade de Letras (Fale). O PET Letras, em parceria com o Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI), a direção da Fale e as coordenações de graduação trazem como tema do evento Contemporaneus. A temática surgiu em decorrência da necessidade de reflexão acerca da linguagem no tempo contemporâneo, nos âmbitos da literatura e linguística. O evento costuma reunir cerca de 300 participantes, tendo como objetivo integrar a comunidade acadêmica de Letras de várias unidades.

Este ano, o evento abrigará a 8ª Jornada de Estudos Indigenistas e contará com conferências, palestras, minicursos, mesas redondas, oficinas, comunicações orais de graduandos, CinePET, Cinei e apresentações culturais, além da 6ª  Expoletras, com as segundas edições do Retrato e do Retrate, e o 6ª  concurso de contos Arriete Vilela. A conferência de abertura será com a jornalista, escritora e professora Veronica Stigger, a partir das 15h do dia 17.

Na oportunidade, serão realizadas algumas homenagens e celebrações de datas importantes. No campo da linguística, as escolhidas foram os 80 anos de nascimento de Michel Pêcheux e os 50 anos do Movimento de maio de 1968 na França.- que impulsionou o surgimento da Análise do Discurso. Sobre a literatura espanhola, serão os 55 anos da primeira publicação de Rayuela, de Julio Cortázar e os 20 anos de morte de Octavio Paz. Na literatura francesa, as homenagens são para os 190 anos de nascimento de Julio Verne e 120 anos de morte de Mallarmé.

Já na literatura da língua inglesa, as celebrações serão aos 200 e 90 anos, respectivamente, das primeiras publicações de duas grandes produções, tais quais Frankenstein, de Mary Shelley e O chamado de Chtulhu, de H. P. Lovecraft. Por fim, na literatura de língua portuguesa, as datas escolhidas para homenagear foram os cem anos de morte de Olavo Bilac e o centenário do nascimento de Antonio Candido, além de outras datas associadas ao modernismo brasileiro.

A 11ª Semana de Letras também abordará datas marcantes da história do país no período da Ditadura Militar, que são os 50 anos do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), 30 anos de publicação da Constituição de 1988 e os 30 anos da invasão militar ao Congresso da União Nacional dos Estudantes.

Para realizar a inscrição, basta acessar o site clicando aqui. O período para submissão de trabalhos no modelo padrão já está encerrado, e para aqueles que submeteram, receberão respostas até o próximo dia 19. 

Mais informações no site do evento.





Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.