OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Notícias

24/11/2018 às 21:40

Presidente da AMA afirma que municípios continuarão trabalhando para melhorar a educação pública

Hugo Wanderley participou da solenidade que sancionou o programa Escola 10 em lei estadual. Ele reforça a importância da parceria entre municípios e Estado Hugo Wanderley participou da solenidade que sancionou o programa Escola 10 em lei estadual. Ele reforça a importância da parceria entre municípios e Estado

A educação pública em Alagoas tem avançado exponencialmente nos últimos quatro anos. Em uma parceria entre Governo do Estado e prefeituras e secretarias municipais de Educação, uma grande rede foi formada para educar melhor o estudante da rede pública. Esta ação recebeu o nome de Escola 10, uma iniciativa totalmente alagoana que, nesta sexta-feira (23), foi sancionada em lei pelo ex-secretário de Estado da Educação e Governador em exercício, Luciano Barbosa, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Presente na solenidade, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, afirma que o Escola 10 é uma ferramenta importante no ensino-aprendizagem, e que um dos principais reflexos de que o programa está dando certo é o aumento na média dos municípios e estado durante o exame do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. “Oitenta e cinco municípios ultrapassaram a meta estipulada para o Ideb e muitos outros melhoraram. Vamos continuar trabalhando para que a educação pública no estado de Alagoas possa avançar cada vez mais”, afirma Wanderley.

Na ocasião, o Governador em exercício Luciano Barbosa explicou que a sanção do projeto em Lei, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), dá o suporte necessário para as secretarias municipais e estadual de Educação, para os prefeitos e para o governador.

“Para a gente é de suma importância, pois muitas das nossas matrículas, principalmente das séries iniciais, estão sob a responsabilidade dos municípios. Este aluno do município, em algum momento irá passar para a rede estadual e, quanto mais cedo a gente resolver os problemas de alfabetização e ensino-aprendizagem, melhor será o aproveitamento do aluno quando ele chegar no Ensino Médio. Se a gente quer tratar com seriedade a proposta de educação de qualidade para todos, a gente tem que pensar em solidificar uma parceria entre Estado e municípios”, afirma Barbosa.

O secretário de Educação de Feliz Deserto, Djalma Barros, que também esteve representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas (Undime-AL), explicou que o Escola 10 proporcionou a união dos secretários municipais. “Essa união é totalmente benéfica para o aluno, que é o principal motivo desta articulação imensa. O Escola 10 está trazendo índices melhores para o nosso estado”, diz.

Escola 10 

O programa foi implantado no início de 2017, e teve mais de R$ 30 milhões investidos para o seu funcionamento. Com as ações divindades em três eixos (pedagógico, didático e avaliativo), mais de 100 técnicos regionais e municipais, e quase dois mil articuladores de ensino se esforçaram para atender e suprir a necessidade de 80 mil estudantes distribuídos no ensino Fundamental, principalmente dos 3º, 5º e 9º anos.

Dentre os compromissos assumidos para a execução do programa, que agora é lei, estão o aumento no nível de proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática; o aumento da taxa de aprovação; crescimento na taxa de participação na Prova Brasil; redução na taxa de abandono e na distorção idade/série dos estudantes; cumprimento de 200 dias letivos entre outros.

A secretária de Estado da Educação, Laura Souza, acredita que o Escola 10 é um legado que ficará para os alagoanos. “Vamos deixar um dos maiores legados, uma ideia concebida totalmente em Alagoas, que irá beneficiar todos os alagoanos, em especial aqueles que mais precisam da rede pública de ensino”.


Fonte: Ascom AMA


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.