OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

17/08/2019 às 16:03

A importância de aprender é destaque pelo Dia do Estagiário

A data é comemorada em 18 de agosto e a professora da UNINASSAU explica a relevância do estágio para a formação profissional A data é comemorada em 18 de agosto e a professora da UNINASSAU explica a relevância do estágio para a formação profissional

“De quem é a culpa?”, perguntam. “É do estagiário!”, alguém responde. A brincadeira, comum nas empresas, não reflete a realidade e a importância do papel desempenhado pelos estagiários em vários setores empresariais do Brasil. A maioria dos bons profissionais começou carreira com estágios, quando tiveram a oportunidade de aprender, na prática, os conteúdos vistos em sala de aula.

Em agosto, no dia 18, comemora-se o Dia do Estagiário. E como lembra a professora da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Sabine Heumann, o país vive um momento de muita concorrência em qualquer área de atuação. “Para conseguir se destacar nesse mercado competitivo é preciso ir além. Se o aluno não está disposto a fazer mais que o básico ele não vai conseguir se destacar, e o estágio é uma oportunidade para isso, para aprender, se desenvolver e vivenciar a área que quer trabalhar e se estabelecer”, lembra a discente que ministra a disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade.

Maíra Helena, aluna do 10º período do curso de Direito está estagiando há seis meses na Defensoria Pública. Ela sempre soube que queria seguir carreira em órgão público e na hora de procurar estágio focou em instituições que atendessem ao seu interesse. “Foi meu primeiro estágio e meu contrato acabou de ser renovado por mais seis meses. Estou aprendendo muito na prática, tendo a oportunidade de fazer peças e atender o público. Então, foi e está sendo muito importante para mim”, afirma a estudante da UNINASSAU.

A professora Sabine Heumann salienta que é importante a teoria estar aliada a prática para uma formação completa do profissional. “O estágio propicia ao estudante habilidades comportamentais, como postura profissional e organização. Sendo assim, o estágio é muito importante para uma formação completa. Além disso, eu costumo dizer aos nossos alunos que o network é uma das coisas mais importância quando falamos do nosso desenvolvimento profissional, e o estágio propicia muito isso. Através dele vamos conhecer e se relacionar com outras pessoas, nos apresentar como profissionais e criar nossa marca, o nosso legado”, afirma.

A estudante do curso de Direito da UNINASSSAU Maceió, Rayssa Ferreira do Nascimento, há três meses atua como estagiária no departamento jurídico da própria Instituição e está achando a experiência muito valiosa. “Aqui tenho contato com uma advogada, que é responsável pelo setor e minha supervisora, e é muito bom porque trocamos conhecimentos”.

Na hora de procurar um estágio, alguns alunos têm receio na preparação do currículo, afinal, em alguns casos, é a primeira vez que o documento está sendo feito e enviado para empresas. Mas, de acordo com a professora, fazer o currículo é simples e o importante mesmo é que o aluno esteja sempre preocupado em realizar atividades que enriqueçam seu currículo.

“Temos que colocar energia em desenvolver nossa carreira através de cursos e experiências que podem ajudar a gente na vida profissional. As monitorias, por exemplo, podem enriquecer nosso currículo. Fazer parte de programa de pesquisa e liga acadêmica também são formas de se inserir no mercado de trabalho. E aí, quando o entrevistador pegar o currículo de alguém que tem várias atividades, vai ser mais atrativo para a empresa”, orienta a docente.

Aluna do 4º período de Ciências Contábeis, Sara Beatriz começou um estágio recentemente em um banco, mas essa não é a primeira experiência da estudante. “Já estagiei na área de biologia marinha. Apesar de estudar em Maceió, sou de Maragogi, no litoral. Fiz um curso de capacitação e de lá fui indicada para uma vaga informando sobre os corais. Acho o estágio importante para aprender a prática. Inclusive, a prática torna a teoria mais fácil e, com certeza, não pretendo parar por aqui”, afirma.

A estudante de Ciências Contábeis também contou que não sente dificuldade em entrevistas de estágio. No entanto, vários alunos ficam muito nervosos em uma seleção, principalmente se for a primeira. “Na entrevista temos que ser o mais verdadeiro possível. Também é muito importante saber falar sobre a gente, sobre nossos pontos fortes, o que queremos, porque queremos fazer o estágio que estamos disputando. Mostrar que sabe o que está querendo ajuda a se destacar. Outra coisa importante para quem não tem experiencia ainda é mostrar vontade, demonstrando saber sobre a empresa. Para isso, o candidato tem que fazer o dever de casa e saber tudo sobre o lugar onde pretende estagiar. Isso ajuda muito a definir quem vai ser encolhido pelo entrevistador”, explica Sabine Heumann.

A UNINASSAU Maceió conta com um Núcleo de Trabalhabilidade e Carreiras, que tem a finalidade de proporcionar aos alunos oportunidades de estágio e emprego. A Analista de Carreira, Karina Euclides, explica que é importante que os estudantes procurem o Núcleo desde o início do curso. “Desde o primeiro período o aluno já tem a oportunidade de estagiar, então é realmente muito importante que ele nos procure ou acesse o portal de carreiras, afinal, em todos os semestres muitos discentes conseguem estágios através do Núcleo”, conta.

Além de possibilitar aos estudantes a prática da profissão, o estágio também agrega valor ao currículo, mesmo após o fim do curso. “As experiências são importantes no currículo, afinal, o estágio é uma qualificação profissional. É importante também citar que, em alguns casos, o estagiário é visto como alguém para tapar buraco, nessa situação, o estagiário tem que se mostrar como alguém que está ali para somar e com capacidade para assumir responsabilidades”, finaliza a professora da UNINASSAU Maceió.


Fonte: Ascom Uninassau Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.