OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

07/12/2019 às 14:21

Penedo: participantes de intercâmbio compartilham suas experiências

Professoras efetivas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Penedo compartilharam experiências que conheceram em Évora, cidade portuguesa referência em Educação. A exposição de parte do aprendizado reuniu diretores, coordenadores, professores e auxiliares da Educação Infantil que trabalham nas unidades de ensino e creches da Prefeitura de Penedo.

As práticas observadas e vivenciadas durante duas semanas por professoras aprovadas em Processo Seletivo Simplificado, aconteceu no auditório do Sindspem nessa quinta-feira, 05. O intercâmbio pedagógico realizado em parceria com a Ufal levou parte dos docentes da Semed Penedo para dentro de escolas que funcionam em sistema integral e adotam a chamada pedagogia participativa.

O plano diário de trabalho incluía também a participação das docentes em atividades extraclasse, enquanto a Secretária Cíntya Alves e as Coordenadoras Rita Galvão e Leonildes Rodrigues tinham encontros com a diretoria das unidades de ensino onde cada docente fez a sua imersão.

No período da tarde, todo o grupo era reunido para receber informações de representantes portugueses sobre outros aspectos da cidade que guarda caraterísticas semelhantes com Penedo.

Cidades Irmãs

A similaridade foi observada em 2017, quando a Dra. Lenira Haddad percebeu que Penedo e Évora poderiam ser os locais do projeto ‘cidades-irmãs’, conforme revelou em sua palestra no Sindspem. A decisão sobre que cidade alagoana seria a parceira do projeto coordenado por Lenira veio por meio de pesquisa que resultou no projeto A Criança, A Cidade e O Patrimônio.

Em sua segunda etapa, o projeto desenvolvido entre a Ufal e a Prefeitura de Penedo tem ainda o apoio do Iphan Alagoas e já tem práticas iniciadas nas escolas de Penedo. Da mesma forma, situações observadas em Évora já são adotadas aqui, como a opção por músicas relacionadas com a cultura local para atividades no Ensino Infantil.

Grupo de Estudos

Segundo Leonildes Rodrigues, Coordenadora Infantil da Semed Penedo, um grupo de estudos já foi implantado para ampliar a troca de informações e a participação do corpo docente no investimento viabilizado pelo governo Március Beltrão/Ronaldo Lopes e destacado pela Secretária Municipal de Educação, Cíntya Alves.

“Esse é mais um momento importante do nosso projeto, a hora de compartilhar com os professores, coordenadores e diretores as ricas experiências vividas em Évora. Todos nós voltamos com uma bagagem de conhecimento imensa e iremos aplicá-los em nossa rede”, afirma a gestora, agradecendo ao Prefeito Március Beltrão pela oportunidade.

Confira aqui o vídeo sobre os Diálogos Interculturais



Secom Penedo


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.