OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de fevereiro de 2020

Educação

14/02/2020 às 11:53

Gestores escolares da capital recebem orientações sobre o ano letivo

Gestores das escolas que vão iniciar o ano letivo agora em março participaram de reunião. Foto: Ascom Semed Gestores das escolas que vão iniciar o ano letivo agora em março participaram de reunião. Foto: Ascom Semed

João de Oliveira Filho

Com foco no início do ano letivo 2020, a Diretoria de Gestão Educacional e o Centro Municipal de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizaram, nesta quinta-feira (13), mais um Encontro Pedagógico com  diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino. 

Segundo o diretor de Gestão Educacional, Roberval Ferreira, a reunião teve como objetivo esclarecer as diretrizes da formação continuada dos profissionais da rede, orientar as escolas sobre a semana pedagógica e informar sobre as normatizações para elaboração do calendário escolar 2020.

“Esse é o nosso encontro com os gestores das escolas que vão iniciar o ano letivo agora em março. Já houve uma primeira reunião com as escolas que inciaram o ano letivo em fevereiro. É um momento de orientações, de informes gerais necessários para realização da semana pedagógica que vai acontecer nas escolas”, disse.

De acordo com a técnica da Semed, Carla Navarro, será publicada na próxima semana uma Portaria que vai regulamentar a formação continuada na rede. “Estamos tratando especificamente das orientações para o início do ano letivo e para o encontro pedagógico que vai ocorrer nas escolas. Nesse primeiro momento estamos informando sobre a Portaria que regulamenta as formações continuadas de 2020 e que está sendo validada pela secretária de Educação e será publicada no Diário Oficial do município na próxima semana”, comentou.

Carla explicou que a Portaria conterá toda a sistemática da avaliação das etapas e modalidades de ensino. Foto: Ascom Semed

Carla explicou como será a sistemática da avaliação das etapas e modalidades de ensino, conforme a Portaria que será publicada: “Nós temos as formações numa sistemática mais comum que são das oito horas mensais, que cada professor deve ter, de acordo com a Portaria anterior que tratou sobre a distribuição de carga horária dos docentes. Cada professor tem que ter oito horas mensais de formação continuada. Em todas as etapas e modalidades a gente tem quatro horas de formação ministrada pela própria rede com os formadores da Semed, o que será  novidade este ano, e mais quatro horas de formação na própria escola, conforme solicitado pelos próprios professores”.

Dias letivos e feriados

Os dias letivos foram tratados pela coordenadora de Normas e Legislação da Semed, Juliana Caé. Segundo ela, o dia letivo é o efetivo trabalho escolar. “É toda e qualquer atividade escolar, devidamente planejada, estabelecida no calendário escolar e que envolva a participação de professores e alunos, exigindo-se o controle de frequência, respaldado na proposta pedagógica da unidade escolar”, explicou, salientando a necessidade de que os dias letivos exigidos pela grade curricular sejam efetivamente cumpridos, o que exige planejamento, sobretudo em um ano como 2020, que terá muitos feriados.

Juliana Caé explicou sobre os dias letivos

A diretora da Escola Municipal Higino Belo, Maria de Jesus, disse que as orientações pedagógicas são importante porque esclarecem sobre a organização do trabalho desenvolvido nas escolas.  “Com todos os feriados que teremos neste ano de 2020, é muito importante que seja feito um bom planejamento para os alunos tenham, efetivamente, todos os duzentos dias letivos que a legislação exige, para que não sejam penalizados no seu aprendizado”, disse.


Ascom / Semed

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2020 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.