OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

10/01/2017 às 15:24

Escola no Cepa oferece Ensino Médio Integrado com cursos de Ludoteca e Secretário Escolar

Em todo o Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofereceu 2080 vagas e oito escolas nesta modalidadeFotos: Valdir Rocha Em todo o Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofereceu 2080 vagas e oito escolas nesta modalidadeFotos: Valdir Rocha

Lucas Leite

A Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Cepa, disponibilizou 800 vagas do Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos em Ludoteca e Secretariado Escolar para a Matrícula 2017. Em todo o Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofereceu 2080 vagas e oito escolas nesta modalidade.

As matrículas podem ser realizadas on-line, até o dia 14 de janeiro, por meio do site www.matriculasonline.al.gov.br e, na ocasião, o interessado deve preencher seus dados pessoais, informar o nome da escola e a série pretendida – neste caso, a 1ª série do Ensino Médio Integrado. As Gerências Regionais de Educação (Geres) serão ponto de apoio para a realização das inscrições e esclarecimentos durante o período de matrícula.

Formação profissional - De acordo com Ernesto Simões, diretor da Escola José Correia da Silva Titara, a oferta dos cursos técnicos chama a atenção dos jovens concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental, pois propicia uma oportunidade de formação em uma área profissionalizante para os estudantes da rede pública estadual.

 

“Os estudantes que cursarem o Ensino Médio Integrado terão, após três anos, não apenas a formação do Ensino Médio, mas também um diploma de um curso técnico reconhecido pelo próprio MEC [Ministério da Educação]”, explica Simões.

A gerente de Educação Profissional e Ensino Superior da Seduc, Luciana Ciríaco, conta que os cursos de Ludoteca e Secretariado Escolar foram selecionados em virtude da grande demanda do mercado de trabalho. “Os cursos têm uma área muito grande e os alunos já vão sair com uma opção de trabalho. Outro ponto importante é que eles serão realizados em escolas de todo o Estado”, observou o gerente.

Cursos – O secretário escolar é um profissional imprescindível na gestão administrativa da escola, pois, dentre outras atribuições, atende à comunidade e elabora histórico dos alunos.

Já o técnico em Ludoteca é o profissional que organiza espaços e experiências lúdicas, educativas, recreativas e culturais para crianças e adolescentes, permitindo que estes interajam de forma espontânea e autônoma.

 

O curso em Secretariado Escolar habilita o estudante para atuar em escolas privadas e públicas, além de centros de formação profissional, órgãos de sistema e rede de ensino e centros de capacitação de pessoal. Por sua vez, o curso em Ludoteca capacita os alunos para atuarem em escolas, creches, hospitais, clínicas, instituições de longa permanência, shoppings, empresas privadas e casas de festas.

Oferta - Ao total, a Seduc ofertou 2080 vagas de Ensino Médio Integrado distribuídas em oito escolas para a Matrícula 2017. São elas: Monsenhor Machado (Viçosa); Professor Pedro de França Reis (Arapiraca); Aloísio Ernandes Brandão (Santana do Ipanema); Rocha Cavalcante (União dos Palmares); Rosália Sampaio Bezerra (Pão de Açúcar); Professor Guedes de Miranda (Porto Calvo); Francisca Rosa da Costa (Delmiro Gouveia); e José Correia da Silva Titara (Maceió).





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.