OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

22/05/2020 às 13:41

Estoque de sangue do Hemoal é o mais crítico do ano e transfusões são canceladas

Hemocentro dispõe de apenas 67 bolsas de sangue, quando deveria contar com 300 Hemocentro dispõe de apenas 67 bolsas de sangue, quando deveria contar com 300

Josenildo Törres

Solicitações de transfusões não atendidas. Isso foi o que se viu no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) durante esta quinta-feira (21), uma vez que o órgão conta com apenas 67 bolsas de sangue no estoque, quando deveria dispor de no mínimo 300.

Contando com apenas 22,33% do percentual de bolsas de sangue necessárias para atender às vítimas da Covid-19, de acidentes de trânsito e agressões por arma branca e de fogo, o Núcleo de Captação de Doadores apela pela solidariedade dos alagoanos. Isso porque, das oito tipagens sanguíneas, duas têm apenas uma bolsa disponível (A- e B-) e as tipagens AB- e O- dispõem de apenas duas bolsas cada uma.

“Em nome do meu filho, que tem doença falciforme e necessita tomar sangue frequentemente e também de outras pessoas que estão precisando de transfusão, peço encarecidamente que as pessoas compareçam ao Hemoal para doar. Hoje quem precisa é meu filho, mas, amanhã, pode ser você”, apela a dona de casa Otávia Santos, consciente de que o sangue é o único remédio que pode salvar a vida do seu filho. 

Onde doar – Na capital alagoana, o Hemoal está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h, durante a pandemia.

Já no interior, as doações podem ser feitas em Arapiraca, no prédio do Laboratório Municipal, localizado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Como Agendar a doação – Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue, o voluntário pode agendar um horário durante a pandemia da Covid-19. Para isso, basta ligar para 3315 2109 (Hemoal Maceió) e 3539 8285 (Hemoal Arapiraca).

Os voluntários também podem se reunir em grupos de 10 a 15 pessoas, para solicitar a Hemovan. Em dia e hora marcados, o veículo irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.

Critérios para doação – Os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, no mínimo 16 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

O Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o procedimento, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Os voluntários que vierem a contrair o novo coronavírus ficarão impedidos de doar sangue por 30 dias, após a cura. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS)

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.