OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

15/11/2019 às 05:52

Braskem anuncia fim da extração do sal-gema, fechamento de poços e monitoramento contínuo nas áreas

AL1

A tão questionada extração do sal-gema, através dos poços chegou ao fim. Em comunicado oficial a Braskem também confirma o fechamento dos 15 poços em Maceió e uma série de ações, como a criação de uma área de resguardo em torno dos poços, desocupação de aproximadamente 400 imóveis, realocação de 1,5 mil pessoas no bairro do Mutange e monitoramento contínuo das áreas vizinhas.

Confira o comunicado na íntegra:
A Braskem apresentou à Agência Nacional de Mineração (ANM) e demais autoridades medidas para o encerramento definitivo da extração de sal e fechamento de seus poços em Maceió. Esta ação faz parte das iniciativas que vem sendo propostas nos contínuos diálogos da empresa junto ao órgão regulador.

Entre as ações está a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços (mapa anexo) com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas. A estimativa é que esta área de resguardo envolva aproximadamente 400 imóveis e 1.500 pessoas. Nos demais poços, a recomendação é de que sejam adotadas medidas complementares de monitoramento, sem necessidade de realocação de moradores.

A Braskem irá disponibilizar os recursos necessários e todo o planejamento para a execução destas ações será feito em conjunto com a Defesa Civil e demais autoridades. Todas as medidas e ações são baseadas nos estudos que o Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), da Alemanha, referência internacional em geomecânica de poços de sal, vem fazendo a partir dos dados dos sonares executados nos poços de extração de sal da Braskem.
A Braskem compreende o impacto na vida das pessoas e se coloca à disposição para esclarecer dúvidas e apoiar a população.

Para isso, haverá uma equipe dedicada para contato com a comunidade por meio de postos de atendimento presencial nos bairros e do telefone 0800-006-3029 (ligações gratuitas, inclusive de celulares). O 0800 começará a atender a partir de amanhã, 15 de novembro. O site http://www.braskem.com/esclarecimento-alagoas reúne todas as informações relevantes sobre o tema.

Fenômeno geológico

Desde o abalo sísmico registrado em Maceió em março de 2018, a Braskem vem colaborando com as autoridades e realizando estudos para compreender as causas do fenômeno. Até o momento, não está estabelecida qual a relação entre o fenômeno geológico em Maceió e a operação dos poços de extração de sal da Braskem.

Central de atendimento à população
0800-006-3029
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.
Nos dias 15 e 16 de novembro, sexta-feira (feriado) e sábado, a Central de Atendimento funcionará em caráter de exceção.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.