OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

02/11/2017 às 08:53

Alunos premiados do Sertão apresentam biodigestor residencial a baixo custo

Biodigestor utiliza galão de água em protótipo Biodigestor utiliza galão de água em protótipo

Carlos Madeiro 

Alunos do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão apresentar no próximo dia 6 um projeto inovador de um biodigestor doméstico para tratamento de resíduos sólidos. A ideia foi premiada durante a Feira do Empreendedor e agora será disseminada para uso caseiro e ajudar o meio ambiente e a auto sustentabilidade na cidade e no campo.

O projeto reúne três estudantes do segundo período de dois cursos: Murilo Lima e Anthony Matheus Cavalcante de Melo, de Engenharia Civil; e Aílton Luiz da Silva Andrade, de Engenharia da Produção. 

O protótipo do biodigestor residencial de baixo custo será apresentado na disciplina de Seminário Integrador 2, da professora Aline Maria Nogueira Pereira, orientadora do projeto. Toda mão de obra para criação foi dos integrantes da equipe. Para isso, foi usado um galão de 20 litros de água e o protótipo finalizado custa em média R$ 140. No próximo dia 6 será feita uma demonstração da produção do biogás. 

A ideia do projeto do biodigestor surgiu durante a disciplina Seminário Integrador 1, no primeiro semestre, com o professor Ricardo Leão. Na ementa, a matéria tratava de um projeto de pesquisa voltado para a área da engenharia.

O trabalho dos alunos de Delmiro ficou em segundo lugar no concurso de ideias do projeto Em Ação, promovido pelo Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado.

“Nosso projeto teve início após a visita de um dos integrantes da equipe ao complexo multiuso Camaragibe [em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife], que observou a utilização e o funcionamento de um biodigestor para tratar os resíduos gerados por um Shopping Center localizado no complexo e que trouxe a ideia para o meio acadêmico, no intuito de utilizar o biodigestor para o tratamento de resíduos do Restaurante Universitário do Campus Sertão”, diz Murilo Lima, que é o líder do projeto.

O restaurante em Delmiro ainda será ativado, mas a ideia é que, quando pronto, e com o equipamento, haverá menos impactos causados pelo seu funcionamento, além de tornar ele autossustentável. “Ou seja, poderá reaproveitar o possível desperdício de alimentos”, destaca.

Murilo lembra que o reaproveitamento é muito utilizada em países da Europa, como a Alemanha, e da África, como na Angola. Entretanto, essa potencialidade ainda não é explorada como deveria no Brasil. “O Brasil é um país com um alto índice de resíduos orgânicos. Devido à falta do descarte sustentável para esses resíduos, as consequências para o meio ambiente são perversas, como aumento do volume de matéria orgânica nos aterros sanitários, poluição do solo e água - quando o lixo é descartado de maneira inadequada em rios, lagos e mares - e, também, através das fezes de equinos e bovinos poluindo o ar”, afirma.

Para ele, o biodigestor é uma alternativa viável para limpar as cidades. “E através dessa limpeza é possível produzir o biogás, energia elétrica, térmica e veicular”, acrescenta, citando que ainda pode se produzir o biofertilizante do equipamento, “atingindo três áreas nas quais o mundo mais sofre atualmente, que são a economia verde, o desperdício de alimentos e as energias renováveis”.

“O biodigestor pode ajudar as pessoas da região, na limpeza da cidade, principalmente no pátio da feira livre, pois um dos grandes problemas da cidade de Delmiro Gouveia é a sujeira acumulada, principalmente, por resíduos orgânicos. Também pode beneficiar na geração do biogás, que é uma alternativa muito viável para donos de bares e restaurantes”, explica.

Para os criadores de gado, além de ajudar o meio ambiente, o biodigestor pode ajudar na limpeza da propriedade e economizar na compra de gás, utilizando o biogás para substituir o tradicional. O biofertilizante também pode ser utilizado como adubo”, complementou.






Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.