OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de agosto de 2018

Meio Ambiente

05/02/2018 às 16:41

Ser + Realizador: Prefeitura e Braskem firmam parceria para implantar coleta seletiva em Marechal

Na manhã desta segunda-feira (05), o diretor da Cooperativa Mãos Verdes Alceu Terra, e o Gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, realizaram uma visita técnica na sede da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (CoopMar) Na manhã desta segunda-feira (05), o diretor da Cooperativa Mãos Verdes Alceu Terra, e o Gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, realizaram uma visita técnica na sede da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (CoopMar)

Sthefane Ferreira/Assessoria

O Diretor Nacional da Cooperativa Mãos Verdes, de Porto Alegre, Alceu Terra, e o Gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, acompanhados do prefeito Cláudio Filho Cacau e do secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, realizaram uma visita técnica no novo galpão da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (CoopMar), na manhã desta segunda-feira (05). A visita faz parte de uma parceria firmada entre o município de Marechal Deodoro e o Projeto Ser + Realizador, da Braskem.

A visita teve como objetivo fazer com que o representante da Braskem e da Cooperativa Mãos Verdes pudessem conhecer a nova sede da CoopMar, como funciona o empreendimento, analisar oportunidades de investimentos e reforçar a parceria com gestão municipal. Marechal Deodoro é o segundo município do Estado a firmar parceria com o Ser + Realizador, que é um projeto nacional da Braskem de coleta seletiva do lixo. Firmada a parceria, o gestores do Ser + Realizador irão atuar periodicamente, durante dois anos na cooperativa, doando todos os equipamentos e materiais necessários, para que de fato, a coleta seletiva possa ser implantada no município.

Para o Prefeito Cláudio Filho Cacau, essa parceria vai dar melhor estrutura para os catadores, já que vão ter noções de empreendedorismo. “A Prefeitura está dando esse passo importante cedendo o galpão para os cooperados. É uma parceria da Prefeitura, Braskem, Sebrae para que esse trabalho que eles já vêm realizando cresça ainda mais. A Prefeitura está dando um caminhão de coleta e o galpão, para que assim possa agregar novas famílias e manter uma cidade limpa, respeitando sempre o Meio Ambiente”, disse.

Para o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, Marechal Deodoro, é o segundo município do Estado a aderir ao projeto. “É um trabalho extremamente importante e hoje foi um passo decisivo para que o município se torne um lugar totalmente sustentável. Iremos garantir equipamentos como balanças e prensa, além disso iremos dar um acompanhamento periódico durante dois anos”, disse o Gerente. Já para o diretor da Cooperativa Mãos Verdes, Alceu Terra, esse é um projeto de reciclagem e a intenção é ter um espaço com equipamentos necessários.

“Nós já temos um espaço de qualidade, agora iremos buscar os equipamentos necessários, e passar a acompanhar o trabalho dos cooperados, prestando uma consultoria, para que realmente esse projeto tenha visibilidade econômica na cidade e possa gerar renda e emprego para essas pessoas que trabalham aqui”, falou o diretor. O presidente da Coopmar, Jefferson Reis, comemorou a parceria e disse que este projeto vai melhorar ainda mais as condições do trabalho realizado pelos cooperados.

“Nós estamos disponíveis para realizar as coletas em vários lugares de Marechal. É uma ótima iniciativa e quem desejar que a cooperativa vá fazer a coleta, é só procurar a cooperativa ou a Secretaria do Meio Ambiente. A Prefeitura e a Braskem estão nos apoiando demais nesse projeto”, comemorou.

A Coopmar já vem atuando com coletas nos grandes geradores do município desde o ano passado. Além disso, passou a ser convidados por empresas de eventos para atuar em grandes festas e shows dentro e fora de Marechal Deodoro. Para quem desejar realizar a separação dos resíduos e contribuir com a CoopMar, basta ligar para a Cooperativa, pelo número 99174-2136; Ou na Secretaria do Meio Ambiente (Aline), pelo número 99127-7797.

Ser+ Realizador

Presente em todos os estados de atuação da Braskem, o programa tem como objetivo aumentar a reciclagem de resíduos pós-consumo no Brasil de maneira colaborativa, aliando a promoção de eficiência da cadeia produtiva da reciclagem à inclusão e desenvolvimento socioeconômico dos catadores. 

Por meio de investimentos em equipamentos e infraestrutura de unidades de triagem, capacitações e consultorias personalizadas, e o estímulo à atuação em rede, os catadores de materiais recicláveis apoiados têm conseguido incrementar sua produtividade e renda, indicadores acompanhados mensalmente pela Braskem. A iniciativa é reforçada por importantes parceiros e prefeituras municipais, influenciando em políticas públicas como o Todos Somos Porto Alegre, programa municipal de gestão de resíduos.

Cooperativa Mãos Verdes

A Cooperativa Mãos Verdes realiza projetos de gestão de resíduos municipais, coleta seletiva, inclusão socioeconômica de catadores e educação ambiental. Buscamos mudanças econômicas, técnicas e ambientais no mundo da reciclagem, ofertando a clientes e parceiros soluções aos diferentes desafios da gestão de resíduos municipais e inclusão de populações vulneráveis.

Galeria de Fotos

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.