OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

07/06/2019 às 13:15

Ações da Semana do Meio Ambiente seguem com palestras para Alunos do Ifal em Penedo

Em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, na última quarta-feira,(5) e fazendo parte das ações inseridas na Semana do Meio Ambiente, que será encerrada na próxima sexta-feira (7), o Secretário municipal Paulo Freire, proferiu uma palestra para os alunos dos cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As ações estão ocorrendo em parceria com Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Ifal, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Codevasf e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Durante a palestra proferida por Paulo Freire, que também é Engenheiro Ambiental e Sanitarista e Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitarista do Estado de Alagoas,  foi mostrando os desafios e a  importância da criação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na reforma administrativa de Penedo, além de abordar temas ambientais diversos e o mercado de trabalho para os profissionais da área.

“ É muito importante que o meio ambiente não seja apenas lembrado nessas datas, ou em desastres ambientais como o de Brumadinho e Mariana no Estado de Minas Gerais, ou o problema enfrentado pelo Bairro do Pinheiro em Maceió. O debate das problemáticas ambientais deve ser tratada de forma continua, no nosso dia-a-dia”, afirmou Paulo Freire.

O secretário afirma ainda que a Secretaria de Meio Ambiente tem papel importante para evitar crimes, danos e acidentes ambientais no município. “O ente da federação que mais conhece a realidade dos problemas ambientais é o Município, então devemos realizar uma fiscalização preventiva, licenciamento ambiental e ações de educação para minimizar os crimes e danos ambientais, melhorando a qualidade de vida da população penedense", destacou.

A Engenheira de Pesca e Coordenadora de Meio Ambiente de Penedo, Fernanda Frões, ressaltou a importância da criação da referida secretaria para atender as demandas ambientais do município. “Há um apelo muito forte por parte da comunidade acadêmica para a criação desse Órgão Ambiental, que além de acompanhar de perto as problemáticas ambientais, será um celeiro para os formandos dos cursos técnico e superior das instituições federais de Penedo, como o Ifal e a Ufal”, explicou.


Fonte: Secom Penedo


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.