OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 01 de julho de 2025

Notícias

17/05/2018 às 19:51

Fórum em Arapiraca reúne assistentes sociais de 21 municípios alagoanos

Fórum em Arapiraca reúne assistentes sociais de 21 municípios alagoanos Fórum em Arapiraca reúne assistentes sociais de 21 municípios alagoanos

Com o tema “Em Defesa dos Direitos da População e do Trabalho Profissional com Qualidade”, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Assistência Social e Políticas para a Mulher, promoveu, nesta quinta-feira (17), no auditório do Planetário Digital e Casa da Ciência, o 14º Fórum Municipal de Assistência Social para profissionais da capital do Agreste e de outros 20 municípios, como Maceió, Jaramataia e Penedo.

Realizado desde 2005, mesmo ano de criação da Secretária de Assistência de Arapiraca, o Fórum tem o objetivo de debater a atuação profissional,  além de comemorar o 15 de maio, Dia do Assistente Social.  Desde então, foram muitas discussões e debates que capacitaram profissionais e estudantes de Serviço Social, com a participação de expressivos participantes.

Neste edição, as palestras ficaram por conta da mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Angélica Luiza, que abordou o Código de Ética do Serviço Social e os desafios da profissão na atual conjuntura; e pelas assistentes sociais Maynna Oliveira, Andrea Paula Lira e Lívia Cibelle Lopes, assistentes sociais do Sesc Arapiraca, Unidade de Emergência Daniel Houly e CRAS Canafístula, respectivamente. Elas falaram sobre o exercício profissional nas mais diversas áreas.

IMG_0262 ESSA

Sobre o Código de Ética do Serviço Social, que completou 25 anos, a técnica da Superintendência de Assistência Social do município, Rainilda Batista Sales, disse ser uma conquista valorosa e um documento atual, “pois demonstra inquietação e inconformismo diante de qualquer injustiça, violência, discriminação”.  Mas, com uma ressalva: “[o código] só ganha sentido se for internalizado por toda a categoria como valor e, principalmente, quando se materializa na prática social através das ações profissionais cotidianas”.

Participaram do evento a secretária de Assistência, Amilka Melo; a presidente da Câmara de Vereadores, Graça Lisboa; a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes; a superintendente de Assistência Social, Fabrizia Amaral; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucy de Oliveira Gomes Silva.

IMG_0243 ESSA

O prefeito Rogério Teófilo não pôde estar presente, mas mandou uma mensagem na qual escreveu a sua satisfação em realizar o Fórum, da importância do momento de discussão e do profissional. “Em um período de tanta turbulência interna e externa, onde o ser humano é o alvo principal de inúmeros conflitos, a assistência social demonstra seu papel de protagonista na intermediação entre as demandas das populações e seus atendimentos prioritários, e evidencia seu caráter essencial na formação humanística dos povos”, escreveu o gestor.

Apresentação cultural e homenagem aos assistentes sociais do município de Arapiraca também fizeram parte da programação da 14ª edição do Fórum, que em nome dos servidores da Semas desejou a todos os presentes: “fé em Deus, na vida, na luta e na resistência”.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.