OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

20/03/2019 às 20:29

Núcleo de pesquisa da Ufal identifica sítios arqueológicos no Sertão

Pesquisadores chegaram aos sítio arqueológicos guiados por trilheiros. Fotos: Arquivo Pessoal Pesquisadores chegaram aos sítio arqueológicos guiados por trilheiros. Fotos: Arquivo Pessoal

No último dia 16 de março, integrantes do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (Nupeah) realizaram visita à localidade conhecida por Assentamento Lameirão, na cidade de Delmiro Gouveia. A atividade teve por objetivo identificar novos sítios arqueológicos na região, após um convite feito por integrantes do grupo Trilheiros Verêdas da Caatinga. De acordo com o grupo, os sertões nordestinos ainda guardam marcas da intensa ocupação dos povos indígenas que viveram nesta região desde muito antes da chegada dos europeus.

“Dona Rosângela, moradora do Assentamento e integrante do grupo de trilheiros, foi quem nos levou até os sítios. Visitamos três sítios arqueológicos, e em todos eles as pinturas rupestres encontram-se muito bem preservadas, possibilitando análises que permitam compreender melhor como esses povos viviam. Vale ressaltar a importância da comunidade local na preservação desse patrimônio”, comentou o professor da Ufal Flávio Moraes, coordenador do Nupeah.

O grupo fez uma caracterização gráfica inicial, registro fotográfico, e coleta de informações para preencher um formulário que seguirá para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ideia é informar ao órgão federal a existência desse patrimônio e inserir os sítios arqueológicos no banco de dados do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos.

Dois estudantes do Nupeah vão continuar as análises. Henrique Correa da Silva, estudante do 5º período do curso de História da Ufal no Campus Sertão utilizará os sítios identificados como objeto de sua pesquisa, e José Aparecido Moura de Brito, ex-aluno do mesmo curso, já trabalha na elaboração de seu projeto para seleção no mestrado, ainda este ano, tendo como objeto de estudo os sítios do Assentamento Lameirão.



Fonte: Asco Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.