OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

12/12/2019 às 12:57

Governo de Alagoas lança Programa Estadual de Barragens Subterrâneas

Gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), primeiras barragens serão construídas no primeiro semestre de 2020 Gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), primeiras barragens serão construídas no primeiro semestre de 2020

Márcio Chagas

O Governo de Alagoas avança nas ações e programas que visam minimizar a escassez de água. E com este propósito, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) lançou, nesta quarta-feira (11), no Palácio República dos Palmares, o Programa Estadual de Barragens Subterrâneas, visando ofertar água para o consumo humano, animal, irrigação e segurança alimentar nas regiões mais secas do Estado.

Junto às entidades parceiras, está a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que, durante a atividade, apresentou o Mapa de Áreas Potenciais para a Construção de Barragens Subterrâneas que servirá como base para a construção destes equipamentos em Alagoas que é o primeiro do semiárido brasileiro a realizar este tipo de zoneamento.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, a expectativa é construir 200 barragens subterrâneas por meio do programa nos próximos três anos. "No próximo ano, queremos dar o primeiro passo na construção das primeiras barragens e desta forma garantiremos água para o plantio e o rebanho, e contribuiremos para que o produtor permaneça no campo, gerando emprego e renda nos municípios, fazendo deste projeto uma referência para todo o Nordeste”, destacou Pereira.

A solenidade também contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Silvio Bulhões; o superintendente regional do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, Alay Correia; das deputadas estaduais Jó Pereira, Ângela Garrote e Fátima Canuto; do superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira; e do coordenador da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Albanir Vieira.

Início do Programa de Barragens Subterrâneas

A Semarh tem a previsão de iniciar o Programa Estadual de Barragens Subterrâneas nos primeiros meses do próximo ano, com a construção das 50 primeiras barragens que devem beneficiar mais de 250 famílias, em 38 municípios do Agreste e Sertão.

Os estudos realizados pela Embrapa Solos mapearam mais de 12 mil km², com uma análise multicritério e com cruzamento de parâmetros do solo, relevo, geologia e clima. Com as informações colhidas, foi criado o Mapa de Áreas Potenciais para a construção das barragens. Além disso, essas áreas foram divididas em sete microrregiões, que serão usadas como parâmetro para a instalação das barragens. 

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.