OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de abril de 2024

Notícias

17/04/2024 às 16:36

Sesau promove ação educativa para prevenção da dengue em Colônia Leopoldina

Além de material educativo, foram afixados cartazes em pontos estratégicos do município. Marco Antônio / Ascom Sesau Além de material educativo, foram afixados cartazes em pontos estratégicos do município. Marco Antônio / Ascom Sesau

Ruana Padilha 

Com o objetivo de mobilizar a população e intensificar as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da a Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (17), uma ação de conscientização de combate à dengue em Colônia Leopoldina. A mobilização contou com equipes volantes distribuindo material educativo em vários pontos do município, situado na Zona da Mata de Alagoas, distante 115 km de Maceió.

Durante a ação, os agentes de combate à dengue explicaram que é necessário dedicar apenas dez minutos por semana para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. As medidas preventivas devem ser adotadas nas residências, uma vez que 70% dos criadouros do mosquito estão situados dentro das casas, conforme apontam estudos epidemiológicos.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, fez um chamamento à população para que possa adotar as medidas preventivas. "É necessário colocar areia nos vasos de plantas, manter fechadas as caixas d’água, realizar a limpeza das calhas, guardar os pneus e garrafas em locais cobertos, eliminar a água das garrafas, potes e vasos e não acumular entulhos e sucatas", enumerou o gestor da saúde estadual.

Transmissão da Dengue

A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta, que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Também pode ocorrer perda de apetite, náuseas e vômitos, além de manchas que atingem o rosto, tronco, braços e pernas.

Moradora da cidade de Colônia Leopoldina, a empresária Midiana Bezerra enfatizou a importância da realização de ações educativas no município. “É muito importante essas ações de combate ao mosquito da dengue para que as pessoas se conscientizem e façam as limpezas dos seus lares, evitando água parada nas calhas, vasos de plantas”, disse.

Já o motorista Fernando Jorge relembrou o período que foi diagnosticado com dengue. E reforçou que é dever de todos realizar medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “Fiquei duas semanas sem trabalhar e precisei ir até o hospital para tomar soro e vitaminas para me recuperar. Aqui na cidade está tendo muitos casos, trabalho no hospital e escuto falar. Por isso, acho fundamental essa ação de hoje”, destacou.

Ascom Sesau

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.