OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

10/10/2018 às 11:45

Fisioterapeuta da FAT destaca a importância do sono para a saúde

Coordenador reforça o papel desses profissionais no tratamento dos distúrbios que envolvem o sistema respiratório Coordenador reforça o papel desses profissionais no tratamento dos distúrbios que envolvem o sistema respiratório

Você sabia que é impossível viver sem dormir? O sono é uma das necessidades básicas do ser humano e, por isso, a privação dele pode ter efeitos adversos no organismo, inclusive a morte. “O sono tem função reparadora. Contudo, devido ao acúmulo de tarefas diárias, as pessoas têm dormido cada vez menos, o que contribui para o surgimento de síndrome metabólica que envolve alterações cardiovasculares, da glicemia, triglicerídeos e circunferência abdominal”, alerta o coordenador do curso de Fisioterapia da FAT, o fisioterapeuta Geraedson Silva, ao destacar a importância desse profissional e parabenizá-lo pela passagem dia do Fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro. 

Ele explica que existem diversos tipos de distúrbios do sono, como as apneias (que são pausas mínimas de dez segundos na respiração, durante o sono), o sonambulismo, o bruxismo (apertar ou ranger os dentes dormindo) e a enurese noturna (xixi na cama). “A Fisioterapia tem ganhado cada vez mais espaço na condução do tratamento do sono e, em especial, em distúrbios que envolvem o sistema respiratório”, explica Geraedson, ao salientar o extenso conhecimento do fisioterapeuta sobre a fisiologia e a fisiopatologia dos sistemas respiratório, cardiovascular e sensório-motor.

O curso de Fisioterapia da FAT é o único do estado de Alagoas que contempla, eu sua matriz curricular, a disciplina de Fisioterapia nos Distúrbios do Sono, o que amplia o campo de atuação do profissional formado pela instituição.  A disciplina é ministrada no oitavo período, quando os alunos já conhecem e dominam diversas técnicas e aparelhos que auxiliam e proporcionam ao indivíduo uma noite de sono tranquila e reparadora. “O mercado ainda é carente de fisioterapeutas com atuação na medicina do sono, aptos a atuar na execução de exames, como polissonografia, poligrafia e outros monitores portáteis. Esse é mais um diferencial da formação na faculdade FAT”, salienta o coordenador do curso. 

Fonte: Ascom FAT


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.