OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

23/02/2019 às 12:26

Hospital Universitário promove ações para o Dia Mundial dos Rins

Taciana Gacelin - Jornalista colaboradora

Em função do Dia Mundial dos Rins, serão realizadas ações que visam conscientizar a população sobre a saúde desses órgãos. As atividades estão marcadas para o dia 14 de março, das 9h às 14h, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa); e no dia 17 de março, das 10h às 14h, na Ponta Verde, na Praça de Gogó da Ema, na região do Alagoinha. Aferição de pressão, orientação com especialistas, triagem, dança e música são algumas das atividades que acontecerão gratuitamente para o cidadão, no intuito de estimular a prevenção de doenças nos rins.

Caso a pessoa tenha suspeita de algum acometimento nessas glândulas, será encaminhada para realizar outros procedimentos no HU. Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia de Alagoas, Cláudia Alves, que também é médica do Hospital Universitário, o evento é importante por conscientizar a população e os trabalhadores da área de saúde sobre o cuidado com os rins. “Infelizmente, muitos pacientes já chegam para fazer o tratamento em fases avançadas. Quando a descoberta de algum problema nos rins acontece precocemente, há uma grande probabilidade de cura”, assegura.

A médica orienta que as pessoas bebam muita água, pratiquem atividade física, consumam pouco sal e evitem ganhar peso. De acordo com Cláudia Alves, manter um estilo de vida saudável é importante para evitar danos aos órgãos. Ela ressalta que hipertensos, diabéticos, obesos, tabagistas e pessoas com histórico familiar da doença devem ter “muito cuidado” com os rins.

Campanha e dados

Com a campanha Saúde dos Rins para Todos, o Dia Mundial do Rim, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia, acontece na segunda quinta-feira do mês de março, tendo como objetivo reduzir o número de casos de doença renal.

Dentre as funções, os rins regulam a pressão, filtram o sangue, produzem hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Doença Renal Crônica (DRC) causa cerca de 2,4 milhões de mortes por ano, das quais a Injúria Renal Aguda (Ira), que é um fator de risco para a DRC, afeta mais de 13 milhões de pessoas.

Programação 

14 de março/ 09 às 14h – Hospital Universitário: Aferição de pressão, orientação com especialistas, triagem.

17 de março/ 10 às 14h - Ponta Verde – Praça do Gogó da Ema: Aferição de pressão, orientação com especialistas, triagem e shows (Dj Artur Finizola e Mel Nascimento e banda).




Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.