OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de abril de 2024

Notícias

11/04/2018 às 08:51

Travessia segura: conscientização é a chave para evitar acidentes

Algumas atitudes são perigosas na hora da travessia, como não utilizar a faixa de pedestres ou passarelas - Foto:Marco Antônio/Secom Maceió Algumas atitudes são perigosas na hora da travessia, como não utilizar a faixa de pedestres ou passarelas - Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), tem feito um esforço constante, junto com a equipe de educação de trânsito, para orientar a população sobre como realizar a travessia de vias de forma correta e segura. Ações educativas como a segunda do pedestre, fazem parte do plano de conscientização do órgão.

A travessia de vias tem sido uma questão crítica no cotidiano maceioense. Os pedestres necessitam saber dos seus direitos e deveres na hora do trânsito, afim de que acidentes sejam evitados.

Com relação às recomendações para condutores e pedestres, três situações básicas podem existir: locais onde há faixa de pedestres e sinalização semafórica, onde não existe faixa de pedestres e sinalização semafórica ou onde não há sinalização semafórica, mas há faixa de pedestres.

Onde existe faixa de pedestre e sinalização semafórica, o veículo sempre tem prioridade e o pedestre precisa aguardar que a sinalização esteja favorável a ele, ou seja, vermelha para os veículos. A prioridade passa a ser do pedestre nos locais onde não têm sinalização semafórica, mas há faixa de pedestres, devendo o cidadão realizar a travessia com cautela e tendo a certeza de que está visível aos condutores para não os surpreender.

Ao todo, oito atropelamentos foram registrados pelo órgão somente este ano, três a mais que o mesmo período do ano passado. “Os números podem ser maiores já que nem sempre a SMTT é chamada nos casos de acidentes de trânsito com vítima ou atropelamentos fatais, sendo a vítima socorrida e levada por atendentes de emergência”, alerta o chefe do setor de Levantamento de Acidentes da SMTT, Carlos Moura.

Algumas atitudes são perigosas na hora da travessia, como não utilizar a faixa de pedestres ou passarelas nos locais onde essas ferramentas existem. “Atravessar correndo, podendo pegar um condutor de surpresa, ou atravessar entre veículos sem se preocupar se vem uma bicicleta ou moto entre eles pode ser fatal”, lembra Moura.

A Superintendência alerta os pedestres para que realizem uma travessia segura, utilizando os meios de segurança viária disponibilizados na cidade, sejam eles faixas ou passarelas. É importante que todos façam sua parte para um trânsito seguro.

Ascom SMTT

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.