OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

10/08/2018 às 20:33

Maceió: eventos devem gerar impacto de R$ 59 milhões em 2018

Rui Palmeira participou da abertura do 70º Reunião Anual da SBPC, evento que reuniu 15 mil pessoas (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió) Rui Palmeira participou da abertura do 70º Reunião Anual da SBPC, evento que reuniu 15 mil pessoas (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Bárbara Pacheco

Maceió tem se consolidado como destino de negócios e grandes eventos nacionais e internacionais. Prova disso é que o segmento, principal responsável pelo aumento do fluxo turístico no período de baixa temporada, deve gerar um impacto econômico para o município em torno de R$ 59 milhões até o fim deste ano. A informação é do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), fundação parceira da Prefeitura de Maceió, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que atua em ações estratégicas para o desenvolvimento do turismo por meio da captação de eventos profissionais.

O calendário atualizado do MC&VB para 2018 conta com 43 eventos, nove a mais do que o ano anterior, o que corresponde a uma expectativa de público de mais de 48,5 mil pessoas. Até o fim do mês de junho, Maceió sediou 21 eventos, que reuniram mais de 25 mil participantes. O segmento segue com a captação de congressos, seminários, encontros, competições e conferências e uma agenda que se estende até 2022.

A maioria dos eventos do calendário deste ano, segundo informou a entidade, foi ou será realizada pela primeira vez na capital alagoana – a exemplo da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no mês passado, com mais de 15 mil participantes, e do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrado, realizado em maio no Centro de Convenções, com um público de mil pessoas.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, o trabalho desenvolvido pelo Maceió Convention junto aos diversos setores da sociedade é estratégico para promover o destino e o tornar ainda mais competitivo. “Esse segmento, que vem trazendo um grande fluxo turístico principalmente no período de baixa temporada, contribui para a estabilidade na ocupação hoteleira e da economia, já que o perfil do turista de negócios e eventos gasta até quatro vezes mais do que o de lazer tradicional. Além disso, receber esse público é uma grande oportunidade de divulgação dos nossos atrativos turísticos, que despertam no visitante a vontade de voltar à cidade”, explicou o gestor.

Eventos previstos para agosto

Este mês, a capital alagoana recebeu pelo segundo ano consecutivo o maior circuito de triathlon do mundo, o IronMan 70.3, captado pela Prefeitura e realizado na Praia de Pajuçara com mais de 1500 atletas. Ao todo, o evento trouxe mais de cinco mil visitantes para a cidade e já deixa um legado –  a organização da prova, em parceria com o Município, vai reativar o Espaço Álvaro Vasconcelos para o treinamento dos triatletas.

Ironman 70.3 foi realizado no começo deste mês em Maceió (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Ironman 70.3 foi realizado no começo deste mês em Maceió (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

A competição, que voltará a Maceió no próximo ano, foi o primeiro dos cinco grandes eventos que devem acontecer ainda este mês. Segundo a dados do MC&VB, agosto deve fechar com um total de 6.100 congressistas em 10 dias de programações. “O número é expressivo porque reflete diretamente na economia local, por meio da geração de emprego e renda nos mais diversos setores da cadeia do turismo. Este mês esperamos a realização de grandes eventos que, juntos, devem gerar um impacto econômico de 7 milhões”, revela a diretora executiva do Maceió Convention, Danielle Novis.

Além do IronMan, Seminário Internacional de Educação Empreendedora, VII Jornada Alagoana de Alergia e Imunologia Clínica, 75° Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) e o XIII Congresso Norte Nordeste de Ortopedia e Traumatologia estão entre os eventos de grande porte previstos para este mês. Logo depois, no início de setembro, o destaque é o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que traz mais de cinco mil pessoas para a capital alagoana.

Captações recentes

Os calendários do MC&VB contam com eventos captados e apoiados pela entidade, que assinou convênio com a Semtur para a promoção do destino frente ao segmento. A fundação realiza um trabalho contínuo de pesquisas, sensibilizações e articulações com as sociedades locais e regionais para alavancar ainda mais o turismo de negócios e eventos na cidade.

Entre as mais recentes captações do Maceió Convention este ano, estão o Congresso Brasileiro de Anatomia, que será realizado em 2022 para mil pessoas; Congresso Brasileiro de Anclivepa, para 2020, com um público de 3.500 participantes; e o Congresso Brasileiro de Nutrição, também no calendário de 2022, com uma estimativa de 3.500 inscritos.


Ascom Semtur



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.