Esporte

Endrick faz história! Palmeiras vence Athletico e pode ser campeão nesta quarta

Endrick fez história ao marcar gol como profissional aos 16 anos. Foto: Cesar Greco/SEP

A noite que deixa o Palmeiras a um passo do título do Campeonato Brasileiro é também uma noite histórica do garoto Endrick, de 16 anos. A joia do Verdão foi responsável maior pela vitória de virada por 3 a 1 sobre o Athletico-PR, na noite desta terça-feira, na Arena da Baixada, que deixou o time de Abel Ferreira com a possibilidade de comemorar o título já nesta quarta – mesmo sem entrar em campo. 

Mais novo a marcar pelo Palmeiras na história, Endrick mudou o jogo no segundo tempo, fez um gol (ou dois, caso o gol de Scarpa seja creditado a ele) e viu Gustavo Gómez fechar o placar – Matheus Felipe havia feito o gol do Athletico, que entrou com time reserva já de olho na final da Libertadores contra o Flamengo. O Verdão só volta a jogar na próxima semana, contra o Fortaleza, mas pode comemorar antes... Basta Inter e Corinthians não vencerem nesta quarta.

Como fica?

A vitória leva o Palmeiras aos 74 pontos, com 13 de vantagem para o Inter e 17 para o Corinthians – únicos que ainda podem alcançá-lo. O Verdão é campeão na quarta se Colorado e Timão não vencerem Ceará e Fluminense, respectivamente. Já o Athletico, com cabeça na final da Libertadores contra o Flamengo, permanece com 51 pontos. 

O menino prodígio

A temporada que teve brilho de nomes como Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Rony, Dudu e Gustavo Gómez vai terminar para o Palmeiras com uma nova joia, cada vez mais real aos 16 anos. Endrick entrou de novo no segundo tempo e fez seu primeiro gol como profissional – quando o Palmeiras perdia por 1 a 0, fez a jogada do primeiro gol, marcou o segundo e bateu um recorde. O prodígio é o jogador mais jovem a balançar as redes pelo Verdão, com 16 anos e três meses.

Próximos jogos

O Athletico agora se concentra na decisão da Libertadores, sábado que vem, contra o Flamengo, às 17h (de Brasília), em Guayaquil. Já o Palmeiras só joga na outra quarta, dia 2 de novembro, quando recebe o Fortaleza às 16h, no Allianz Parque – num duelo que tem tudo para ser de comemoração de título.