Notícias

Trabalho de Rodrigo Cunha viabiliza projetos do Instituto Pra Vida em Arapiraca e região

Toneladas de alimentos são entregues a pessoas carentes pelo Instituto Pra Vida (IPV) | Assessoria

Eliminar atravessadores, valorizar e financiar o pequeno agricultor e distribuir os alimentos dessa relação para famílias carentes de Arapiraca e cidades vizinhas. Saldo dessa equação é toneladas de tubérculos, frutas, farinha, bolos e coentros que são entregues a pessoas carentes pelo Instituto Pra Vida (IPV). 12 mil quilos desses alimentos vão ser doados, no fim deste mês, para a mesma quantidade de família de comunidade periférica da capital do Agreste. Entre os alimentos que vão chegar à população carente estão macaxeira, inhame, melancia, abóbora, farinha, alface e coentro.

O IPV atua em Arapiraca e região desde 2017. Além do trabalho de financiar pequenos agricultores e doar os alimentos plantados por eles para famílias, o IPV Itinerante, o instituto trabalha em outras frentes com os projetos Circula Cultura, Empregos: Sua Hora Chegou 2 e Esporte Dojo. No total, mais de 3 mil famílias são beneficiadas com as atividades diárias do instituto.

Mas nada disso seria possível se o time do IPV não tivesse recebido um reforço de peso na luta pela inclusão social e na abertura de portas para oportunidades, com a chegada de Rodrigo Cunha.

“Costumo dizer que sempre peço a Deus que coloque em meu caminho pessoas que tenham uma filosofia de vida de ajudar outros seres humanos. E meu pedido tem sido atendido, e isso aconteceu também como Instituto Pra Vida, de Arapiraca, que faz um trabalho para lá de significativo, criando oportunidades para crianças, jovens, mulheres, enfim, abrindo portas para quem tem menos chances no caminho, mas que se tiver uma chance pode também fazer a diferença”, destacou o ex-senador e atual vice-prefeito de Maceió.

Entre as oportunidades às quais Cunha se refere estão os cursos profissionalizantes oferecidos, por exemplo, a mulheres, que vão de corte e costura, alongamento de unha; na cultura, o projeto Cultuar Cultura abre portas para jovens aprenderem a tocar um instrumento e fomenta a realização do Festival de Música Sons & Dons, que foi realizado, em julhos, em Arapiraca, Girau do Ponciano e Feira Grande, no Agreste.

Por sua vez, o Esporte Dojo possibilita a prática de modalidades como karatê, judô e jiu-jitsu, que mantém os jovens longe das ruas, das drogas e fortalece neles virtudes como disciplina e respeito ao próximo; ballet também é oferecido a centenas de crianças.

Prefeitura e Rodrigo Cunha

Como reconhecimento do trabalho sério e comprometido feito com pessoas carentes de Arapiraca, o IPV foi contemplado, na última sexta-feira (15), com a assinatura, por parte do prefeito Luciano Barbosa, do Termo de Fomento nº 1357/2025 para o repasse de R$ 500 mil ao Instituto Pra Vida. Os recursos financeiros foram conseguidos pelo então senador Rodrigo Cunha, em Brasília.

O vereador Valsandy Veras e a líder comunitária Socorro Catonho participaram da assinatura do documento, ao lado da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.

O Termo de Fomento passa a vigorar a partir deste dia 15 de agosto, com prazo de 12 meses para a realização de serviços assistenciais de convívio e fortalecimento de vínculos a crianças, adolescentes e idosos no município de Arapiraca.

“O instituto faz parte da rede privada do SUAS, composta por entidades e organizações da sociedade civil que oferecem serviços, programas e projetos complementares aos oferecidos pelo poder público, ampliando o alcance e a diversidade das ações que desempenha um papel crucial na efetivação da política de Assistência Social, atuando como parceira da gestão pública no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse recurso será executado através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promovendo a integração, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de crianças, adolescentes, idosos e suas famílias. Ele atua como um serviço complementar à proteção social básica, visando prevenir situações de risco social e fortalecer a convivência entre os participantes”, destacou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.

Fonte: Assessoria