TJAL, TRE e TRT promovem palestras sobre linguagem simples para universitários

O Poder Judiciário levou palestras sobre linguagem simples para estudantes de Direito do Centro Universitário Cesmac, nesta quarta-feira (20). O evento foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), e o Cesmac.
A programação contou com exposições do desembargador Orlando Rocha Filho, diretor da Escola Judiciária do TRE, da desembargadora eleitoral Natália França Von Sohsten, do juiz Mário Rocha Filho e do servidor do TRT Arthur Amorim, abordando a relevância da linguagem simples no Poder Judiciário.
A ação está alinhada ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (Portaria CNJ nº 351/2023), contemplando o Eixo 3 – Educação, conscientização e capacitação e o Eixo 5 – Articulação interinstitucional e social.
A gestora do Pacto Pela Linguagem Simples no TRE de Alagoas, Karina Loureiro, destacou que “a ação objetiva aproximar os Tribunais alagoanos dos acadêmicos de Direito, apresentando as boas práticas que já estão sendo executadas e ressaltando a importância de usar a linguagem como técnica de aproximação com os cidadãos e cidadãs”.
Durante o evento, foi celebrado um termo de cooperação entre TRE, TRT e Cesmac, com foco na elaboração de protocolos conjuntos de simplificação da linguagem e no compartilhamento de boas práticas já consolidadas.
As apresentações também dialogam com campanhas institucionais de cidadania, reafirmando o compromisso do Judiciário com um atendimento claro, digno e acessível.
Dicom TJAL e TRE/AL