Notícias

Lançada pela Imprensa Oficial, coleção Coco de Roda conquista o público infantil

Escola localizada na Serraria, em Maceió, adota publicações para fomentar o hábito da leitura entre alunos | Bruno Soriano / Ascom Imprensa Oficial

Bruno Soriano e Thaíssy Fontan (sob supervisão) 

Agosto também é o mês da Primeira Infância. E para fortalecer a campanha de conscientização sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem apoiado autores e ilustradores, nascidos ou radicados em Alagoas, que se dedicam a formar novos leitores, estimulando a imaginação e a criatividade das nossas crianças.

Prova disso é a coleção Coco de Roda, que conta com pouco mais de 30 obras infantis, cuja leitura proporciona uma experiência prazerosa e enriquecedora, fortalecendo, assim, o processo educacional. Em Maceió, uma das instituições de ensino que enxergou na coleção uma relevante ferramenta pedagógica foi o Colégio Santíssimo Senhor.

Localizada na Serraria, parte alta da capital, a unidade fez sua primeira aquisição em 2023. E uma das publicações que conquistou a garotada do 1º ano foi “O Marinheirinho do Pontal”. Escrito por Maryana Damasceno, alagoana de Santana do Ipanema, o livro traz a história de Larissa, uma menina que, durante suas férias no Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú, encanta-se com um garoto vestido de marinheiro.



Supervisora pedagógica da escola, Karol Tenório explica a razão da parceria que vem fazendo a diferença. “Buscamos a Imprensa Oficial porque entendemos que a literatura infantil é indispensável à formação cognitiva e socioemocional dos nossos alunos. Quanto maior o gosto pela leitura, maior é a capacidade de interpretação. E já estamos planejando uma atividade extraclasse que vai marcar a culminância do nosso projeto, quando iremos ao Pontal para conhecer a região descrita no livro, em virtude da curiosidade despertada nos pequenos”, conta a supervisora.

Tamanha curiosidade fez da biblioteca, inclusive, um dos espaços mais concorridos da unidade de ensino, como atesta a professora Simone Silva. “Eles sempre querem conhecer novas histórias para, depois, contá-las aos pais. Ou seja, também conseguimos fazer com que esse hábito chegue às famílias, o que é muito importante”, avalia a docente.

Para a gerente do setor comercial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Alice Vasconcelos, a coleção demonstra o compromisso do Governo de Alagoas não apenas com a produção literária de autores locais. “Ver as nossas publicações chegando às escolas e incentivando novos leitores é motivo de orgulho para todos nós que fazemos a Imprensa Oficial. Essa parceria não só fortalece a cultura alagoana, mas também valoriza nossos escritores”, afirma.

A coleção


Lançado em 2009, o Coco de Roda é o selo de livros infantis da Imprensa Oficial Graciliano Ramos voltado para a publicação de obras que abordam temas sobre o folclore, a cultura e a história de Alagoas.

A coleção – composta por narrativas e ilustrações coloridas que “conversam” com o universo infantil – busca incentivar a leitura e promover a identidade cultural. Nesse sentido, utiliza uma linguagem acessível e lúdica para aproximar as crianças das tradições populares alagoanas, reunindo livros como “O segredo do Rio Mundaú”, “Pescando histórias à beira-mar” e “O que só as minhocas podem ver?”.

Em “O que só as minhocas podem ver?”, a autora Luana Teixeira desbrava as terras penedenses ao descrever a aventura das minhocas Jurema e Xinoca em solo subterrâneo, abordando a história da ocupação de Penedo pelos holandeses e portugueses, no século XVII.

Como comprar?

Na compra de qualquer livro da coleção, o leitor ganha um jogo da memória ou um quebra-cabeça, sendo apenas um por compra. Todas as obras estão disponíveis na livraria virtual da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Para adquiri-las, basta acessar o site https://www.imprensaoficial.al.gov.br/antigo/loja ou visitar a loja física, situada à Avenida Fernandes Lima, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió/AL. Outra opção é manter contato com o setor comercial, por meio do número 82 3315-8346 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].