Notícias

Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde recebeu 715 notificações nos últimos 5 anos em Palmeira

O Setembro Amarelo é uma grande campanha em prol da vida. Por meio dela é possível intensificar a prevenção e mostrar à população que cada vida é única e importante no mundo. Cada vez mais vemos o aumento de casos de transtornos mentais, no qual a maioria leva cidadãos a cometerem atos contra a própria vida.

Em Palmeira dos Índios, as secretarias municipais montaram agendas integradas, a fim de divulgar a campanha e levar informação e ajuda para a população. Além da agenda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, recentemente, um quadro geral sobre os dados referentes ao tema.

Os dados são notificações dos últimos 5 anos (2020/2024) e contabiliza casos de intoxicação exógena e violência autoprovocada. As notificações são registradas para a Vigilância em Saúde, que investiga e tabula os dados. Ao todo, 715 notificações foram feitas, sendo 448 por intoxicações exógenas e 267 por violências autoprovocadas.

INTOXICAÇÃO EXÓGENA

As intoxicações exógenas são causadas pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo, podendo causar graves danos e morte.

A maioria dos casos são de pessoas na faixa etária dos 20 aos 34 anos de idade. Dos 448 casos da categoria, registrados nesse período, 138 foram dessa faixa etária. Em 2024, houve 144 notificações de intoxicação exógena por medicamentos. Considerando o sexo, 289 casos foram do sexo feminino.

VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA

De 267 casos registrados nesse período, a maioria dos registros são da mesma faixa etária de intoxicações exógenas, seguido pelos casos de 15 a 19 anos de idade. 181 casos foram do sexo feminino. Com relação à situação conjugal, 137 casos foram considerados ignorados ou branco, seguido de 82 casos solteiros e 33 casados ou união consensual. A maioria dos registros nega que a relação da violência tenha a ver com algum tipo de deficiência ou transtorno.

Ascom Palmeira