Profissionais de Administração apontam aprendizado contínuo e inteligência artificial como prioridades para o futuro da profissão

Às vésperas das comemorações pelos 60 anos da regulamentação da Administração no Brasil, o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP ouviu 505 profissionais registrados para entender como eles enxergam o futuro da profissão. O levantamento, realizado entre 16 de julho e 6 de agosto, revelou que o aprendizado contínuo e o uso cada vez maior da inteligência artificial são considerados fatores determinantes para o sucesso da área nos próximos anos.
Questionados sobre as competências mais importantes para o profissional de Administração do futuro, os respondentes destacaram a necessidade de aprendizado contínuo e atualização constante (61,4%), seguida da inteligência emocional e do equilíbrio em contextos de pressão (39,4%). Depois vieram o conhecimento em tecnologia, especialmente inteligência artificial (27,1%), a inovação, criatividade e adaptabilidade (26,9%) e a capacidade de implementar mudanças e gerir transformações (26,5%).
Já em relação às mudanças que devem transformar o cenário da Administração, o estudo apontou como tendência central o uso cada vez maior da inteligência artificial e a automação de processos (51,3%). Também foram citadas a atuação mais global e multicultural (33,3%), o foco em inovação e transformação digital (27,3%), as demandas por decisões mais rápidas e ágeis (24%) e a crescente exigência por conhecimentos em análise de dados (23,8%).
“Ao longo de seis décadas, a Administração se consolidou como uma das profissões mais relevantes para o desenvolvimento do país. Agora, ao olhar para o futuro, nossos profissionais mostram que as competências humanas e as habilidades tecnológicas caminham lado a lado. Aprender continuamente, ter equilíbrio emocional e dominar o uso da inteligência artificial serão diferenciais essenciais para que os profissionais se mantenham protagonistas nas organizações”, afirma o Adm. Alberto Whitaker, presidente do CRA-SP.
Os resultados desse levantamento integram uma série de iniciativas promovidas pelo CRA-SP para celebrar os 60 anos de regulamentação da Administração no Brasil, que serão celebrados em 9 de setembro, data em que também se comemora o Dia do Profissional de Administração.
ENCOAD 2025
Para celebrar as conquistas da profissão nas últimas seis décadas, bem como refletir sobre essas competências e inovações que serão relevantes no futuro, o CRA-SP irá realizar, nos dias 9 e 10 de setembro, a 16ª edição do Encontro do Conhecimento em Administração - ENCOAD.
O evento, totalmente gratuito e aberto a qualquer interessado, será realizado de maneira online, com acessibilidade em Libras e transmissão ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube. Na programação estão diversos temas essenciais como competências profissionais, empreendedorismo, educação, liderança, tecnologia, mercado de trabalho, finanças, entre outros.
Para saber mais sobre o evento e, também, realizar a inscrição, basta acessar encoad.com.br
Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.
Ascom CRA-SP