Magistrados do TJAL podem participar de curso híbrido sobre escrita jurídica com IA generativa

Juízes do Poder Judiciário de Alagoas podem se inscrever no curso “Escrita Jurídica com Inteligência Artificial Generativa: Teoria e Prática”. A formação é promovida pela Escola de Magistratura Federal (Esmafe), que tem parceria com a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) para o compartilhamento das vagas.
A formação acontecerá na modalidade híbrida entre os dias 15 de setembro a 10 de outubro com carga horária de 20 horas, com atividades assíncronas e aulas remotas pela plataforma Moodle.
Estão disponíveis 15 vagas. Para garantir uma delas, o magistrado interessado deve preencher este formulário eletrônico até o dia 14 de setembro.
O docente responsável pelas aulas será o juiz federal George Marmelstein Lima , professor de Direito Constitucional e Filosofia do Direito. Ele é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Autor de inúmeras publicações acadêmicas, dentre as quais se destacam os livros “Curso de Direitos Fundamentais”, “O Direito Fora da Caixa” e “Discriminação por Preconceito Implícito”.
Cronograma e conteúdo programático
15 e 16/09/2025 – Período de ambientação à plataforma
17/09/2025 18h00 às 20h00 (aula assíncrona) - O que é IA Generativa; Potencial e limitações; Casos de uso no Direito; Riscos e precauções
17/09 a 22/09/2025 (Módulo I)- Criação de conta; Configurações de segurança; Navegação pela interface; Primeiros prompts.
22/09 a 26/09/2025 (Módulo II) - Arquitetura GPT; Janela de contexto; Temperatura; Tokens; Alucinações.
29/09 a 09/10/2025 (Módulo III) - Elaboração de minutas; Revisão textual; Pesquisa jurídica; Análise de documentos.
10/10/2025 Oficina Presencial no Auditório da Justiça Federal (Av. Menino Marcelo, Serraria) - Exercícios supervisionados; Produção colaborativa; Análise de casos reais.
A capacitação tem como objetivo capacitar magistrados para o uso adequado e estratégico da Inteligência Artificial Generativa, aliando fundamentos teóricos ao desenvolvimento de aplicações práticas no contexto jurídico. A proposta é promover maior eficiência, qualidade e modernização na elaboração, revisão e análise de documentos legais, além de orientar sobre riscos e limites do uso da tecnologia.
Para obter o certificado do curso, o aluno deverá obter a frequência mínima de 75% estipulada em todas as atividades programadas.
Ascom Esmal