Palmeira: Educação da população é determinante para evitar proliferação dos animais peçonhentos

O tempo ameno é ideal para animais peçonhentos saírem de seus habitats e procurar locais mais quentes para se reproduzir. É o que acontece com os escorpiões. O animal, cujo envenenamento é de grande potencial, se adapta e se reproduz em locais como encanamentos, entulhos e frestas de paredes.
Em Palmeira dos Índios, a Secretaria de Saúde (SMS), por meio do setor de Vigilância em Saúde e o Setor de Zoonoses, produziu um plano de ação de combate e prevenção, visto o aumento de casos por acidentes com animais peçonhentos, em particular com escorpiões.
De acordo com o SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), de 2020 a 2025, Palmeira registrou 1.227 notificações de acidentes por animais peçonhentos. Considerando o mesmo período de janeiro a julho, de 2024 e 2025, para acidentes com escorpiões, houve um aumento de 43 casos, sendo o mês de março/2025 o com mais notificações feitas. Mas a SMS alerta: apesar do aumento de casos, a situação não se configura surto, como veiculado em alguns canais de comunicação.
“No período de chuvas há o aumento de casos, mas a presença de lixo e entulhos também facilita, e muito, a proliferação do animal. A educação da população é de fundamental importância. Manter a casa limpa, quintal limpo, ralos fechados, são medidas que já ajudam. É como o combate ao Aedes aegypti. Uma casa limpa, bem cuidada, longe de lixo, entulho, resto de obras, é um ambiente livre de insetos e animais peçonhentos”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde da SMS enfermeira Aline Duarte.
O plano envolve outras secretarias municipais e visa medidas estruturadas de prevenção e controle, reduzindo, assim, acidentes. São ações integradas de vigilância, manejo ambiental, educação em saúde e fortalecimento da rede assistencial.
A SMS orienta que, em casos de picadas, procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, com atenção redobrada para crianças e idosos.

Ascom Palmeira dos Índios