Notícias

Conselho define etapa nacional da Conferência das Cidades

Definida a data da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O encontro – que reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sociais de todo o país para debater a construção de propostas voltadas ao desenvolvimento urbano – será entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026 em Brasília. A decisão do novo calendário ocorreu em reunião do Conselho Nacional das Cidades. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) integra o colegiado como representante do Executivo municipal.

Com a nova agenda do encontro, segue o processo de preparação iniciado com as conferências municipais. A etapa inicial envolveu mais de 1,8 mil Municípios, podendo alcançar mais de 2,1 mil após a validação de todas pelas comissões organizadoras. Na sequência, ocorreram as conferências estaduais, realizadas em 24 estados e no Distrito Federal, restando apenas o Maranhão e Santa Catarina concluírem a etapa estadual, agora com novo prazo até 31 de janeiro de 2026.

Antes marcada para outubro de 2025, a fase nacional conclui a retomada da conferência após mais de uma década, retomando o foco no desenvolvimento urbano e nos temas de habitação, mobilidade, saneamento e políticas de inclusão social. A alteração da data teve como objetivo assegurar a ampla participação dos delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais, garantindo a qualidade das discussões que irão subsidiar as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), além de se adequar à realidade financeira do Ministério das Cidades e ao calendário intenso de atividades.

Representantes municipais

Como representante do Executivo municipal no Conselho e integrante da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Nacional das Cidades, a CNM reforça a importância de que delegados e representantes municipais eleitos nas etapas estaduais consultem os materiais disponíveis, mantenham contato com a comissão organizadora de seus Estados e conheçam as entidades de representação municipal de caráter nacional, que serão as responsáveis por representar os Municípios no debate nacional.

A CNM ainda ressalta que na etapa nacional serão eleitas as entidades que compõem o Conselho Nacional das Cidades e não pessoas físicas.

Fonte: Assessoria