Notícias

Secult abre inscrições para novas capacitações da PNAB voltadas a agentes culturais

A programação das capacitações começa no dia 15 de novembro, com o tema “Interpretação de Editais” | Divulgação

Daniel Borges

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), abriu inscrições para uma nova rodada de capacitações destinadas a agentes culturais da sociedade civil.

As atividades integram o Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), programa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Governo de Alagoas e com operacionalização do Instituto Magna Mater.

A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da PNAB em Alagoas, que tem como objetivo oferecer formações teóricas e práticas. As capacitações serão ministradas de forma online pelo técnico Pablo Maia e acontecem sempre às 15h, com inscrições disponíveis no site cuca.al.gov.br.

A programação das capacitações começa no dia 15 de novembro, com o tema “Interpretação de Editais”, que abordará a leitura e análise crítica de editais, identificação de requisitos e critérios de avaliação, acessibilidade cultural e técnicas para adequação de propostas.

No dia 22 de novembro, será realizada a oficina “Singularidade dos Segmentos Culturais”, voltada à apresentação das particularidades dos diferentes segmentos aplicados aos projetos.

Já no dia 6 de dezembro, a formação “Elaboração de Projetos Culturais” tratará da estruturação de um projeto, incluindo objetivos, justificativa, metodologia, plano de trabalho, orçamento e contrapartida. Encerrando o ciclo, no dia 13 de dezembro, a capacitação “Plano de Trabalho” terá como foco a definição de metas e indicadores de impacto, além do uso de ferramentas para organização e execução eficiente das ações culturais.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, as capacitações representam mais uma etapa importante do fortalecimento da política cultural em Alagoas.

“Esses encontros são oportunidades para que nossos fazedores de cultura compreendam cada vez melhor como acessar e gerir os recursos públicos. A PNAB é uma conquista coletiva, e queremos garantir que ela chegue de forma efetiva a todos os municípios”, destacou a secretária.

Mellina também reforçou que o investimento em formação é um dos pilares da atual gestão da Secult e do governador Paulo Dantas.

“Capacitar é garantir autonomia e profissionalização. A cultura alagoana é rica e diversa, e nosso papel é oferecer as ferramentas para que os agentes culturais possam transformar suas ideias em projetos concretos, fortalecendo a economia criativa do estado”, completou.

As formações são gratuitas e abertas a todos os interessados que atuam ou desejam atuar no setor cultural.