Ilumina registra nova série de furtos de cabos e vandalismo em equipamentos no Centro de Maceió
Savio Lima (estagiário)
Em menos de 24 horas depois da tentativa de furto de cabeamentos no Shopping Popular, no Centro de Maceió, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) registrou mais uma série de ações criminosas envolvendo equipamentos da rede de iluminação no bairro.
Na Praça Dom Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa de Alagoas, foram furtados 180 metros de cabos de cobre durante a madrugada desta terça-feira (11). Técnicos realizaram o levantamento do material que será reposto e vão dar início aos serviços na tarde de hoje.
Já no calçadão do comércio, os postes de iluminação foram vandalizados para possibilitar o furto de energia elétrica a partir da rede de iluminação. A prática traz riscos a quem realiza o furto e também à população, uma vez que os equipamentos e fiações ficam expostos.



Somente em 2025 já foram furtados mais de 21 mil metros de cabos da rede de iluminação pública da capital.
Essas ocorrências criminosas têm se concentrado, principalmente, em grandes avenidas e áreas com menor fluxo de pedestres, onde a ação dos criminosos é facilitada. Em um único caso, registrado em janeiro deste ano, 15 mil metros de cabos foram levados de uma só vez na região do viaduto da PRF.
Para minimizar os prejuízos e reduzir a atratividade do material, a Ilumina vem substituindo cabos de cobre por cabos de alumínio, que possuem menor valor comercial, além de vedar caixas de passagem com concreto, dificultando novas ações criminosas.
“A responsabilidade pela apuração dos furtos e roubos é da Secretaria de Segurança Pública do Estado e nós da Ilumina fazemos um apelo à população para que denuncie movimentações suspeitas às autoridades competentes”, reforça o diretor-presidente da pasta, Gutenberg de Melo.
“Os furtos de cabos, além de deixar ruas e avenidas às escuras, representam prejuízo direto ao erário público e impactam o planejamento das equipes de manutenção, que precisam interromper as ordens de serviço programadas para atender ocorrências emergênciais”, completa o gestor.
Na segunda-feira(10), a Ilumina registrou uma tentativa de furto que danificou 120m de cabos que abasteciam a rede do Shopping Popular. Os fios de média tensão foram cortados e o material precisou ser reposto pela Ilumina. O Shopping Popular ficou sem energia elétrica até a conclusão do serviço.