Black Friday é oportunidade para empresas mostrarem foco no planejamento, negociação e fidelização de clientes
Uma das datas mais importantes para o comércio está prestes a chegar. A Black Friday, marcada para o final do mês de novembro, promete, mais uma vez, movimentar o mercado e os mais variados tipos e tamanhos de negócios. Longe de ser um evento restrito ao varejo, a Black Friday também tem ganhado força em outros mercados, como as transações comerciais entre empresas, o chamado B2B.
A data também estimula estratégias de negociação, reposicionamento e fidelização de clientes corporativos. Para o especialista em gestão e vendas, Alex Geraldo, o objetivo não é apenas oferecer descontos agressivos, mas planejar estrategicamente toda a jornada comercial, desde o estoque e precificação até a comunicação e o pós-venda.
“É importante que depois da Black o empresário faça, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, para saber se o cliente recebeu a mercadoria no prazo, se era o que ele queria, se está satisfazendo a necessidade dele, para depois, a empresa entender como foi todo o processo e o que pode ser melhorado para a próxima edição”, explica o especialista.
Empresas que se preparam com antecedência têm mais chances de converter oportunidades em resultados concretos, assim são conquistados novos clientes e fortalecem as parcerias comerciais. Mais do que vender, a Black Friday tornou-se uma data estratégica para posicionar marcas e criar relacionamentos duradouros.
“Muito mais que diminuir o preço de um produto ou serviço, a black precisa ser usada como uma oportunidade para cadastrar novos clientes e com esses dados gerar relacionamentos que garantam novas vendas por um período muito mais duradouro. Tudo é questão de relacionamento e com um bom planejamento, a empresa por também prestigiar os melhores clientes em relação aos bons clientes, oferecendo para eles alguns privilégios”, orienta Alexa Geraldo.
No cenário atual, as tendências de consumo apontam para um comprador mais exigente e digitalizado, que busca experiências personalizadas, transparência nas ofertas e agilidade nos processos de compra. Isso exige que as empresas invistam em tecnologia, atendimento qualificado e estratégias de marketing integradas.
Alex Geraldo, faz uma observação importante ao dizer que em Alagoas empresas muito tradicionais com mais de 40 ou 50 anos de mercado tem passado por um momento de transição, muitas vezes, com pessoas mais jovens das famílias assumindo cargos de gestão e liderança. “Isso é observado quando vemos a presença dessas empresas no digital. Uma coisa muito importante é não apenas estar presente na internet, mas observar como a empresa está se posicionando, por isso, é tão importante analisar os anos anteriores e avaliar o que pode ser ajustado, como por exemplo, equipe para vendas on-line”, aconselha o especialista em vendas e gestão de empresas.
Para o setor B2B, o período representa uma oportunidade de revisar contratos, oferecer condições especiais de pagamento e apresentar soluções sob medida para diferentes perfis de clientes. Além disso, ações como campanhas de antecipação, programas de fidelidade e bônus para recompra vêm se destacando como diferenciais competitivos.
Fonte: Assessoria