Sesau promove IX Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas
Ruana Padilha
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (12), a IX Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização (PNH) em Alagoas. O evento ocorreu no auditório do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, e reconheceu, valorizou e compartilhou experiências exitosas desenvolvidas nos serviços públicos de saúde do estado, em sintonia com os princípios da PNH.
A mostra representa um importante espaço de troca e aprendizado, evidenciando as práticas que vêm transformando o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
“A iniciativa é extremamente importante porque traz ações que são exitosas dentro do nosso estado. Então, há projetos de diversos lugares de Alagoas deixando o ambiente muito diverso e valorizando ainda mais a humanização dentro da saúde. É o SUS pulsando vivo!”, vibrou a supervisora do Setor de Humanização da Saúde (SHS) da Sesau, Emilly Vieira.
Ela explicou, também, que esta edição contou com 35 trabalhos submetidos ao edital, onde 15 foram selecionados para a IX Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização.
“É um recorde. Vimos aumentando desde o ano passado esse número de submissões. Os projetos foram submetidos há um mês para avaliação da curadoria onde foram avaliados por três jurados. São experiências que demonstram que é possível aliar técnica, afeto e respeito nas relações de cuidado”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou que a mostra teve como objetivo divulgar e mapear iniciativas fundamentadas na Política Nacional de Humanização (PNH).
“Foram selecionados projetos que realmente trouxeram impacto positivo nas unidades de saúde públicas de Alagoas, sempre com o foco nos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, frisou o gestor da Sesau.
Projetos
Desenvolvido pela técnica de Recursos Humanos, Martha Machado, e a cirurgiã-dentista Janaína Duarte, o Projeto NUPICS – Saúde e Autocuidado: Práticas Integrativas como Estratégia de Humanização foi um dos destaques da IX edição da Mostra.
A iniciativa acontece na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), vinculadas ao Governo do Estado.
“Desenvolvemos esse projeto a partir da nossa própria necessidade. Nós, como servidoras, colapsamos e cuidamos uma da outra. A partir daí desenvolvemos esse projeto e, em oito meses, atendemos 1.200 servidores, trabalhando todas as necessidades físicas, emocionais e mentais, tanto na sala de cuidado como também nos setores como centro cirúrgicos, UTI [Unidade de Tratamento Intensivo], UCI [Unidade de Cuidados Intensivos], laboratório e todos os setores que sentiram necessidade de buscar um equilíbrio no corpo, na mente e emoções”, enfatizou Martha Machado.
Entre as experiências apresentadas nesta edição estão o projeto “Acolher, Cuidar e Educar”, do Hospital da Criança de Alagoas, que utiliza a sala de espera como ferramenta de humanização e prevenção de acidentes domésticos na infância, e o “Corte e Sorriso”, do Hospital Metropolitano de Alagoas, que leva acolhimento e cuidado por meio da autoestima. Também se destacam o “Cuidado que Acolhe”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Quitunde, que promove o acesso humanizado ao método contraceptivo DIU, e o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, do Hospital Unidade Antônio Vieira Filho, que valoriza os profissionais de saúde no ambiente hospitalar.
Outras iniciativas relevantes incluem o grupo “Coração de Mãe”, do Hospital da Mulher, que fortalece o cuidado e o bem-estar emocional de puérperas; o projeto “Nades em Ação”, do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), que transforma o ambiente de internação com afeto e sabores; e o “NUPICS – Saúde e Autocuidado”, da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), que utiliza práticas integrativas como estratégia de humanização.
A IX Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização (PNH) em Alagoas também apresentou experiências como o “Prontuário Afetivo”, do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, situado em Arapiraca, que valoriza a subjetividade no cuidado intensivo; o programa “Preparando a Volta para Casa”, do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), que facilita a reintegração do paciente à rotina após a alta; e o “Acolher sem Escolher com Segurança”, do Hospital Metropolitano de Alagoas, que reforça o atendimento humanizado e seguro aos usuários.
A gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Mayara Lopes, salientou que a IX Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização (PNH) em Alagoas representa um espaço que permite a exposição de boas práticas que podem servir de exemplo para outras unidades e serviços de saúde.
“Nossa rede é rica em iniciativas que atendem tanto ao usuário, quanto às pessoas trabalhadoras de saúde. Isso promove a melhoria das relações de trabalho e a integração entre o serviço e a comunidade. Possibilitando um Serviço de Saúde mais humanizado e atento às individualidades e necessidades de cada um”, enfatizou.