TJAL discute ações do programa que acompanha jovens após cumprimento de medida socioeducativa
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) discutiu, nesta quinta-feira (13), novas ações do programa “Pega a Visão”, que acompanha jovens e adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas. A reunião, realizada na sede do tribunal, reuniu os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela iniciativa.
O desembargador Márcio Roberto Tenório, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional e Socioeducativo (GMF) do TJAL, destacou que o acompanhamento é fundamental para garantir a reinserção social dos adolescentes.
“Nosso objetivo é que esses jovens, após cumprirem suas sanções, possam retornar ao convívio social ressocializados, com uma conduta melhorada. Por isso, esse acompanhamento é tão importante”, afirmou o desembargador.
Desembargador Márcio Roberto destacou importância do acompanhamento dos jovens. Foto: Maria Eduarda Baltar.
A reunião foi conduzida pelo juiz João Paulo Martins, coordenador do GT, e contou com a presença de representantes de instituições estaduais e municipais ligadas à rede de proteção e garantia de direitos.
Garantia de direitos
A coordenadora do programa “Pega a Visão”, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, Patrícia Amorim, apresentou as atividades desenvolvidas nos últimos meses e reforçou a importância da integração entre as instituições.
“É importante que haja esse estreitamento do diálogo entre os atores da rede que compõem a garantia de direitos na área do sistema socioeducativo. A rede começa a dialogar e a conhecer melhor o trabalho que cada ator vem desenvolvendo, para que consigamos levar esse direito ao jovem e ao seu familiar”, explicou.
Durante o encontro, foram discutidas novas propostas para fortalecer o programa, como a aquisição de equipamentos e oferta de atividades culturais, definição do fluxo de encaminhamento dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para o acompanhamento pós-medida e a criação de um programa Jovem Aprendiz no Judiciário.
Atualmente, 51 jovens estão sendo acompanhados pelo “Pega a Visão” em Alagoas.
Dicom TJAL