“Me Nota, Senac”: Senac Alagoas cria projeto inovador para incentivar colaboradores a serem influenciadores da Educação Profissional
Alguns estão na sala de aula, interagindo diariamente com os alunos. Outros ficam nos bastidores, limpando as salas, organizando cronogramas e coordenando projetos. Com quase 400 colaboradores, o Senac Alagoas é uma engrenagem que trabalha com um único propósito: transformar vidas por meio da educação profissional.
Foi para dar visibilidade a esses colaboradores e fortalecer a marca, que o projeto “Me Nota, Senac – Influencer da Formação” foi criado pela Gerência de Marketing e Comunicação (GMAC). Com 22 voluntários compondo essa equipe, os participantes do esquadrão foram selecionados e treinados, em novembro, para produzirem um conteúdo autêntico e criativo para as redes sociais.
"Abrimos um edital para que todos os colaboradores tivessem a oportunidade de compor esse Esquadrão de Milhões, uma experiência que tem surpreendido pela verdade na produção dos conteúdos, elaborados por eles, que fazem a educação profissional acontecer aqui em Alagoas. Nossa intenção é, em 2026, ampliar o alcance desse projeto. Vem coisa boa por aí", antecipa Cristiane Calaça, gerente de Marketing e Comunicação do Senac Alagoas, ao comemorar o resultado do projeto.
Em um primeiro momento, a equipe se reuniu de forma on-line para aprender sobre criação de roteiros e a importância das trends para o engajamento do perfil. Já em um segundo momento, os participantes aprenderam mais sobre comunicação inclusiva e, no terceiro encontro, foram orientados sobre o uso e aplicações corretas do logotipo do Senac.
De acordo com a analista de comunicação do Senac Alagoas, Beatriz Omena, o projeto veio para capacitar colaboradores para se tornarem influenciadores da marca Senac e da formação profissional. “A nossa estratégia é propor uma capacitação inovadora com foco no protagonismo digital interno, para promover uma comunicação mais próxima e representativa, e consolidar uma cultura de pertencimento entre os colaboradores. Ao transformar funcionários em influenciadores da formação, o Senac reforça seu compromisso com a inovação, a inclusão e a valorização das pessoas que constroem a instituição diariamente”, disse.

Conhecimento na prática
Após os momentos on-line, a etapa de capacitação foi encerrada com um encontro presencial, realizada no dia 17 de novembro, na sala inovadora do Senac Poço, em Maceió, e no Senac Agreste, em 19 de novembro, onde os participantes escreveram um roteiro, gravaram um vídeo e editaram, com o acompanhamento da equipe de Marketing da instituição.
“Fazer esse treinamento vai me ajudar, também, no meu desenvolvimento como instrutor. Ao aprender a mexer nas novas mídias, vamos conseguir atingir os alunos, usando uma nova linguagem, então o projeto ajuda todos”, afirmou o instrutor de Gastronomia do Senac Alagoas, Marcos Vieira.
Para a analista da Instituição, Alainne Oliveira, a capacitação reforçou seu senso de pertencimento dentro do Senac Alagoas. “O projeto termina indo além da divulgação institucional e passa a contribuir para o nosso próprio engajamento”, afirmou.
Com o projeto, a equipe de Comunicação do Senac Alagoas espera formar colaboradores que atuem no fortalecimento da presença digital, por meio de conteúdo autêntico e de valor, produzido por quem vive o Senac diariamente.
Ascom Senac/AL