Notícias

Secdef entrega Prêmio José Edmilson de Souza para conselhos tutelares nesta quarta (26)

Há em todo o estado 575 conselheiros tutelares, distribuídos em 115 conselhos tutelares | Ascom Secdef

Marcelo Alves 

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) vai entregar nesta quarta-feira (26) o Prêmio Estadual Professor José Edmilson de Souza para os conselhos tutelares que adotaram iniciativas exitosas no combate a qualquer tipo de crimes contra crianças e adolescentes. A solenidade será às 9h, no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica.

Serão premiados nove conselhos tutelares que desenvolveram projetos voltados às boas práticas e também às ações inovadoras na promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. As instituições que serão premiadas representam cada região de planejamento do estado: Agreste, Alto Sertão, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Metropolitana, Norte, Planalto da Borborema, Serrana dos Quilombos e Tabuleiros do Sul.

O Prêmio Professor José Edmilson de Souza tem como temática “A importância da intersetorialidade no enfrentamento ao trabalho infantil como violação de direitos fundamentais”. Há em todo o estado 575 conselheiros tutelares, distribuídos em 115 conselhos tutelares.

A secretária Tereza Nelma ressalta que a honraria é uma maneira de fortalecer os conselhos tutelares em cada município, para que os gestores públicos e toda a rede de proteção melhorem a sua atuação na integralidade e na prioridade da política infantojuvenil.

“A premiação tem por objetivo identificar, estimular, premiar e reconhecer publicamente os conselhos tutelares que desenvolvam ações inovadoras e boas práticas voltadas à defesa e à promoção dos direitos de crianças e adolescentes”, disse Tereza Nelma.

José Edmilson de Souza

Grande defensor dos direitos de crianças e adolescentes no estado, José Edmilson de Souza nasceu em 1956 no município de Rio Largo. Casado e pai de três filhos, ele era formado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Direito pelo Cesmac. Em quase quatro décadas, ele lecionou em escolas de Rio Largo.

Reconhecido com um dos primeiros conselheiros tutelares do estado, o professor José Edmilson dedicou sua vida à área da infância e da juventude. Além disso, foi responsável por fundar e presidir o Fórum das ONGs de Rio Largo. Ele também atuou como conselheiro municipal de Assistência Social e de Educação, e secretário municipal de Cultura e Desporto de Rio Largo.