OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
08/08/2017 às 00:32

Pesquisa com JHC na disputa ao governo é surrealismo descabido

O conectado deputado JHC está sorrindo a toa. E não poderia ser diferente, afinal, graças as pesquisas extemporâneas divulgadas semanalmente ele já foi alçado ao posto de terceira via para o governo e eventual candidato a prefeito de Maceió, em 2020. É o tipo de mídia expontânea que todo candidato sonha em ter - sem dizer um A.

Nos próximo dias – talvez ainda nesta semanaJHC se pronuncie e confirme que disputará a reeleição. Com isso, seu eleitorado – cada vez mais fiel – não terá dúvida sobre o posicionamento do parlamentar.

Respeito ao leitor e ao eleitor

Especular faz parte do jogo político, mas é preciso o mínimo de coerência para que a publicação tenha o mesmo mínimo de credibilidade.

Para as eleições do próximo ano JHC segue como favorito para ser o mais votado. E não duvide se ele formalizar a composição de chapa com Ronaldo Lessa e Heloísa Helenapossibilidade cada vez mais real.

Os caminhos naturais da composição com o trio popular seria a aliança com o grupo liderado pelo PMDB.

A possibilidade de composição para federal envolvendo JHC, Heloísa e Ronaldo seria por meio de uma terceira via ao governo. Se os números das pesquisas extemporâneas estiverem corretos os três lideram todos os cenários para federal. Com um time desse ficaria fácil de atrair mais 15 nomes para completar a coligação.

Aí vem o detalhe em forma de cereja do bolo. Com a possibilidade de fazer os três na coligação a fila para entrar na chapa será de quarteirão afora. Pois se o plano funcionar, JHC ficaria muito mais forte para as eleições de prefeito em 2020. Com isso, o primeiro suplente teria dois anos de mandato na Câmara Federal. Política de resultado é assim.

O fenômeno João Caldas
No cenário da aliança com o PMDB, Renan teria João Caldas como segundo senador da chapa.

Na junção com o bloco de oposição ao PMDB, o fenômeno Caldas faria a dobradinha com Benedito de Lira. Composição arriscada para 2020, mas estratégica para 2018.

Ou seja: O objetivo de JHC não é vencer o governo ou senado. Por isso ele não pode, não deve e não arriscará disputar esses cargos, porque sabe que não é a sua vez. Mas tem convicção da possibilidade de bater o recorde de Renan Filho, o federal mais votado de todos os tempos.  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.