OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
18/09/2017 às 16:20

BPTran muda perfil e assume protagonismo na segurança pública

O Governo do Estado pode espernear para lá e cá, mas os números da segurança pública são os que mais atraem a atenção dos alagoanos. A explicação é simples: também havíamos chegado ao fundo do poço no item insegurança. Pior: Maceió e o Estado figuravam como os mais violentos do país.

Aqui vai uma propaganda do Governo de Alagoas, mas merecida. A primeira reviravolta para mudar o jogo aconteceu com a indicação do atuante e estratégico promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, que montou uma equipe para chamar de 100% de sua.

O planejamento e as investidas, somados aos investimentos do Estado, tiraram este peso de Alagoas. Não quer dizer que podemos caminhar ou viajar com o sentimento de paz e segurança, mas cada trajeto já pode ser seguido sem aquele pavor de outrora.

Esta mudança de perfil da segurança pública, iniciada com Alfredo Gaspar de Mendonça, hoje procurador-geral do Ministério Público, também chegou no Batalhão de Polícia de Trânsito, o BPTran, que deixou de ser um mero fiscalizador de trânsito para entrar no combate ao crime, em conjunto com a estratégia do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

A mudança de comportamento reflete diretamente nos números. Em 2016 o BPTran apreendeu 25 armas, contra 50 nos primeiros oito meses deste ano. Em 2016 foram apreendidos 15kg de drogas, contra 100kg apreendidos de janeiro a agosto deste ano. O número de veículos recuperados pelo BPTran também chama a atenção: 18 nos primeiros oito meses deste ano.

É imprescindível destacar que o BPTran continua fazendo mais de uma operação diária e atuando em parceria com a SMTT de Maceió e dos municípios, no combate ao transporte irregular e blitz rotineiras para coibir assaltos nos ônibus de passageiros. 

Com os números favoráveis o BPTran ganhou viaturas e motos exclusivas para o disque denúncia, que tem sido um aliado de primeira ordem. Com a contribuição das pessoas que denunciam pelo 181, o serviço de inteligência tem sido tão eficaz quanto os homens e mulheres que vestem a farda HOJE valorizada da Polícia Militar de Alagoas.

O BPTran, comandado pelo major Felipe, é um bom exemplo do serviço público que funciona.

Pode parecer propaganda, mas é a realidade nas ruas. PARA O NOSSO BEM.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.