OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
08/02/2024 às 08:48

JHC joga alto e coloca Maceió como sede do G20 para discutir Economia Digital do planeta

Lá vem JHC com mais uma sacada para colocar Maceió na vitrine e gerar oportunidades para um novo tempo de transformação social, ambiental, econômica e tecnológica.

A capital de Alagoas será sede da próxima reunião sobre Economia Digital do Grupo dos Vinte (G20), principal fórum de cooperação econômica internacional. Representantes de vários países estarão aqui para discutir sobre questões econômicas do mundo.

E por que Maceió será sede? Pela articulação pessoal de JHC, junto ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho. É que o governo brasileiro está na presidência rotativa do G20, que é formado por 19 países dos cinco continentes, mais a União Africana (recém-admitida) e a União Europeia, unindo nações consideradas desenvolvidas e em desenvolvimento. A composição representa cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

O Brasil será responsável por organizar reuniões técnicas - sendo uma destas em Maceió - e conferências ministeriais que culminarão na 19ª Cúpula do G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento reunirá chefes de Estado e de Governo das principais economias do mundo, para discussão de temas centrais para o Planeta.

A Economia Digital, que será discutida em Maceió, é um dos 15 grupos de trabalho desta trilha. A meta é sugerir o lançamento de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e Para a Mobilização Global contra a Mudança do Clima, criando uma força-tarefa com estes objetivos e apresentar uma iniciativa sobre Bioeconomia.

Você viu aqui no AL1, no blog do professor Arnóbio Cavalcanti, que o IBGE confirmou que Maceió reduziu em 28% o número de famílias na extrema pobreza. O Governo de Alagoas também tem avançado neste aspecto.

Ou seja: Mesmo divergentes (politicamente falando), os governos estadual e da capital estão num caminho assertivo no combate à pobreza. Maceió, com as sacadas de JHC, passa por um processo de transformação – no cuidado com a cidade e as pessoas. É fato.  

Pense comigo:
Maceió sede do G20 para discutir economia digital. O instagramável JHC tem se mostrado muito mais proativo do que muita gente da oposição pensa. O que é ótimo para a capital.  

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.