OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
13/10/2017 às 08:37

Crise na Barra de São Miguel e prosperidade em Coqueiro Seco. Como assim?

A Barra de São Miguel é a segunda casa dos principais empresários do Estado, políticos endinheirados, advogados renomados, juízes de bem com a vida e desembargadores com a vida tranquila.

Sem falar que astros e estrelas do Brasil e exterior são vistos com frequência no principal balneário do litoral Sul de Alagoas.

Mas nem tudo está azul, como o azul do mar. E a situação financeira da Barra de São Miguel desperta para algo determinante, a partir das eleições de outubro próximo.

As aparências enganam
A Barra de São Miguel tem um prefeito jovem e rico. O milionário paulista, natural de Bela Vista, José Medeiros Nicolau, o Zezeco (PMDB), foi eleito em 2012 com apenas 23 anos. Quem conhece o credencia como gente da melhor qualidade. Venceu a eleição tendo como carro-chefe da campanha o belo trabalho à frente da ONG Pense Brasil, com ações voltadas a cuidar da população carente da cidade.

Os primeiros quatro anos não terminaram como o esperado por TODOS, que viam no jovem prefeito a esperança de transformar a Barra de São Miguel num gigante do turismo nacional.

Reeleito com 51,02% dos votos, só não devolveu o comando do executivo ao ex-prefeito Reginaldo Andrade (que enfrenta problemas com a Justiça, por conta de denúncias de malversação de dinheiro público) porque faltou ao candidato derrotado justamente ALGUNS REAIS.

Mesmo com o apoio de praticamente todo staff político do Estado havia dúvida sobre a vitória. Não seria assim se o mandato de Zezeco tivesse aprovação, pelo menos parecida, com sua gestão à frente da Pense Brasil.

No quinto ano de mandato, Zezeco continua com dificuldade para administrar a Barra. E não pode argumentar que o problema é a crise brasileira. Também não pode seguir na onda dos municípios que dependem 100% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Para finalizar qualquer argumento de defesa, basta comparar o que acontece na belíssima Barra de São Miguel com os números da pequena e desconhecida cidade de Coqueiro Seco.

A Barra tem rodovia duplicada; Coqueiro Seco nem acesso próprio e estrada pavimentada tem.

A Barra tem um mar fantástico, hotéis de luxo, pousadas, casas de veraneio do PIB alagoano; Coqueiro tem a poluída lagoa Mundaú que, graças a Deus, garante o sustento de centenas de famílias que vivem da pesca.

 X da questão
Mas, então, o que Coqueiro tem que a Barra não tem? Para começar, gestão. O segundo ponto é, visão. O terceiro, foco na transformação. O quarto, a experiência de uma senhora de 68 anos de idade, quem teve uma vida dedicada à gestão de pessoas.

A prefeita Decele Damaso (PMDB) não desistiu após três derrotas seguidas. Manteve a missão, a visão e o foco. Em apenas nove meses de administração a cidade passou a ter médico todos os dias da semana. Pois é, nem isso tinha.

Mas a transformação não para. Ainda neste ano, com recursos próprios, na ordem de R$ 3,5 milhões, a Prefeitura de Coqueiro Seco vai substituir o barro pelo paralelepípedo. A boa notícia é que o governador já garantiu que, assim que a prefeitura concluir os serviços, o que deve acontecer ainda neste ano, o Estado chegará com asfalto.

A gestão em Coqueiro também recuperou o projeto de urbanização da orla lagunar, elaborado na administração da prefeita Nilza e renegado pelo ex-prefeito Tadeu Fragoso.

Em Coqueiro Seco o Portal da Transparência funciona, as licitações acontecem constantemente, a Câmara, mesmo com maioria do bloco oposicionista, aprovou todos os projetos encaminhados pelo executivo, o esporte já revela talentos, a cultura mostra sua cara e os servidores recebem os salários em dia.

Na Barra, infelizmente, nem os salários em dia a prefeitura está conseguindo honrar.

Não é propaganda para Coqueiro Seco. É que o CASE na gestão de Decele Damaso precisa ser conhecido e reconhecido. O jovem Zezeco deve ter as melhores intenções. Quem o conhece garante. Ele também não precisa do dinheiro da cidade e ninguém diz que está tirando.

Então, porque Coqueiro Seco está no caminho da revolução e a Barra não paga sequer as contas (em dia)?.

Alagoas precisa PENSAR MUITO BEM O ESTADO QUE QUER daqui para frente.

Ao jovem Zezeco, desejo que supere as dificuldades. Como não se troca prefeito, que reavalie melhor sua equipe de governo.

À prefeita Decele, que siga em frente com a missão, visão e disposição para mostrar que Coqueiro Seco existe.  

Aos dois gestores fica claro o exemplo de que não basta apenas ter as boas intenções de Zezeco, é fundamental que exista o verdadeiro compromisso de cuidar das pessoas.  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.