OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
13/12/2017 às 08:29

Depois da goleada por 6 a 1, no TRE, Marquinhos Madeira vence por 1 a 0, no TSE, e vai ao final do mandato

Vá tentar entender cabeça de juiz, desembargador ou ministro. 

Vá festejar vitória antes do apito final.  

Vá confiar em tudo que te dizem, quando o assunto é política.

A única verdade sobre o processo que pede a cassação do deputado estadual Marquinhos Madeira é que ele continuará no mandato, até que nova decisão (porque é possível que assim seja) SEJA NOVAMENTE decidida pelo colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O caso
Marquinhos Madeira foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral, por compra de votos. Em outubro do ano passado o Pleno do TRE/AL manteve o entendimento e, por 6 votos a 1, cassou o mandato do parlamentar. Como na Justiça brasileira uns podem e outros não, Madeira pode recorrer da decisão no exercício do mandato e, ontem, por decisão monocrática (ou seja: 1 a 0) o ministro Napoleão Nunes Maia, relator do processo no TSE, decidiu anular a decisão do TRE.

DETALHE
O relator mudou de ideia repentinamente, pouco antes do processo ir à votação. Ele chegou a colocar a matéria para votação do colegiado, mas assim como acontece na inexplicável Justiça brasileira, pensou, pensou e optou por decidir monocraticamente.

Assim sendo, Marquinhos Madeira continua no cargo e ainda há possibilidade do suplente Judson Cabral recorrer. Neste caso, a esta altura, o petista deve permanecer calado e Madeira no mandato.

Texto esticado apenas para mostrar como até a Corte máxima da Justiça eleitoral age. Se o processo fosse colocado para votação no Pleno, seria fim de papo.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.