OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
13/12/2017 às 10:02

STF de cócoras eleva risco de apostar no jogo colegiado da 'justiça"

Duas palavrinhas - que não são mágicas - precisam ser lidas e compreendidas antes da leitura.

“justiça” – minúscula e com aspas
apostar – na decisão de colegiado, da “justiça” com aspas e minúscula.

A motivação deste post partiu após feedback de um amigo (dos bons do judiciário alagoano), ao comentar o texto anterior, sobre a decisão monocrática que anulou os 6 a 1, do TRE/AL, que havia cassado o mandato do deputado estadual Marquinhos Madeira, denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por compra de votos.  

Continuo a afirmar: só existe justiça imparcial (nem sempre, mas quase) no juiz monocrático, juiz singular. Partiu para os tribunais, tudo muda. Colegiado político é imprevisível. Basta lembrar das últimas decisões do STF (Supremo Tribunal Federal)”, comentou o magistrado, via Whatsapp.

O comentário do magistrado, a quem respeito POR MERECIMENTO PROFISSIONAL, é ressonante no meio do judiciário probo. Sim! Assim como temos alguns bons quadros na política, não podemos jogar todo judiciário na mesma vala.

No diálogo, que avançou sobre política no judiciário, o magistrado foi enfático:  “Enquanto os tribunais forem formados por INDICAÇÃO política, a sacanagem vai vadiar.... perdoe a sinceridade”.

É uma pena, porque a opinião DELE está cada vez mais evidente na opinião pública. Em tempo de velocidade na informação, publicar que a maioria dos integrantes dos tribunais é formada por políticos ou muito próximas deles, soa como notícia velha.

Também já é sabido que ninguém chega a ser Ministro, sem um cabo eleitoral (ninguém). O senhor Gilmar Mendes, só para citar um deles, nunca foi juiz, tem a família toda ligada a políticos, reúne-se semanalmente com eles e muda de opinião como quem troca de roupa.

Também está evidente que o STF está de "cócoras". É refém do Congresso e interpreta a Constituição Federal de acordo com os interesses dos chefes políticos -  que são muitos e estão espalhados por todo o país.

Salve, salve 2018... ou continuaremos nadando contra a maré


LEIA TAMBÉM

Depois da goleada por 6 a 1, no TRE, Marquinhos Madeira vence por 1 a 0, no TSE, e vai ao final do mandato 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.