OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
16/08/2018 às 07:01

Ibrape aponta os Renan’s na liderança ao Governo e Senado

Sabe aquela inoportuna publicação, com direito a capa, no jornal Tribuna Independente? Ela tem um peso “negativo” para o governador Renan Filho, no comparativo com os números do mesmo instituto Ibrape, divulgados nesta quinta-feira.

Os pesquisadores foram às ruas da capital e interior no período de 11 a 15 de agosto, já com os nomes confirmados. Para o Governo a sequência não mudou, mas os percentuais de Renan Filho e Fernando Collor oscilaram para baixo e para cima. Na pesquisa de 18 de julho, sem a confirmação de Collor, Renan Filho apareceu com 51% dos votos. Agora, tem 44%. Collor, que tinha 13%, subiu para 21%. Basile Cristopoulos (PSOL) e Josan Leite (PSL) mantiveram o mesmo percentual de 1%.

Chama a atenção o fato de 11% dos eleitores - mesmo com todos os nomes postos - dizerem que ainda não sabem ou estão indecisos. Chama muito mais a atenção os 22% que afirmam que - se as eleições fossem hoje - votariam em branco, nulo ou não confiam o voto em nenhum deles

Rejeição
Fernando Collor
lidera no quesito rejeição, com 48%, seguido por Basile Cristopolus, com 28%, Josan Leite, 27%Renan Filho, com 28%.  

Senado
O senador Renan Calheiros (MDB), segundo os números do Ibrape, lidera com 35%, na soma do primeiro com o segundo voto. Benedito de Lira (PP) aparece em segundo, com 29% das intenções. O tucano Rodrigo Cunha (PSDB) é o terceiro, com 19%, empatado tecnicamente com Maurício Quintela (PR), que recebeu 17% das intenções. Flávio Moreno (PSL) tem 3%, Sérgio Cabral 1% (Patriota), Cícero Albuquerque (Psol) 1% e Osvaldo Maciel (PCB) não pontuou.

O detalhe que chama a atenção é que, no segundo voto, Benedito de Lira empata com Renan, com 12%, Maurício Quintella, com 10%, ultrapassa Rodrigo Cunha, com 8%



Pelos números do Ibrape, tanto a eleição ao Governo, quanto ao Senado estão abertas. No caso do Governo a diferença de Renan Filho para Fernando Collor é de 23%, mas 33% ainda não estão convictos do voto.

No Senado a briga é ainda mais complicada, porque 41% ainda não declararam em quem votar.

Ainda nesta quinta-feira a TV Gazeta publicará a primeira pesquisa Ibope. Será um tira-teima, no comparativo com os números do Ibrape, que ouviu 2 mil eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), com o número AL-08617/2018.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.