OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
18/12/2018 às 07:13

Prefeitos alagoanos estão reféns de agiotas do sucesso

O Ministério Público e a Polícia Federal estão de olho numa prática antiga, de caixa 2 ao erário municipal, através da contratação de artistas de sucesso - ou nem tanto assim.

A nova metodologia utilizada por alguns empresários é mais ostensiva, perigosa e humilhante.

Não é novidade que prefeitos, secretários e pessoas ligadas aos gestores ganham comissão ou fazem operação com a contratação dos artistas, geralmente contratados sem a devida proteção jurídica.

O esquema
O escritório do artista – que na maioria (principalmente os mais famosos) não tem nada a ver com o esquema – negocia o cachê para a apresentação. A prática ilícita mais comum está no acréscimo pelo valor da apresentação, que varia – e muito - de lugar para lugar, não pela distância, mas pela divisão financeira entre os envolvidos.

Esses casos geralmente acontecem quando a contratação não segue o trâmite jurídico correto, com abertura de processo até o empenho, que garante o pagamento pelo serviço. Alguns escritórios fazem tudo certinho e negociam apenas a comissão – caixa 2 – com o representante do município.

Agiotagem
A novidade, agora, é a prática de agiotagem entre o escritório contratado e o responsável pela negociação. Em alguns casos o prefeito encomenda a atração e pede para alguém intermediar o negócio. Em Alagoas, há décadas, o mais comum é a articulação direta do gestor com o empresário. No segmento há muita gente que quebrou e teve que sair do ramo por conta do não pagamento depois da apresentação.

Foi aí que surgiu o agiota do sucesso. Ele autoriza a apresentação do artista mediante garantias reais, que vão desde carros de luxo a imóveis. Há casos onde a garantia é oficial, com cheque do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pré-datado. O que impressiona é que em alguns casos sem fundo.

O agiota do sucesso não se intimida e no chega a ameaçar denunciar no Ministério Público. Sem saída, diante do risco de se complicar com a justiça, a dívida é quitada.

Caras-de-pau
Você pensa que após a tensão em meio à extorsão a relação promíscua ficará azedada? Não, não não. Negócio é negócio. 

Com a moda da delação premiada quando o primeiro abrir o bico a casa vai cair pra muiiiiiiiiita gente.

Em tempo:
Sabe-se no mercado quem é quem. Mas assim como em qualquer atividade estamos falando de uma minoria que faz barulho e muda as regras do jogo.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.