OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
22/03/2017 às 07:38

O que passa na cabeça de um líder inteligente, mas não sábio?

Na política, se tem mandato, burro não é.
Quem surpreende nas urnas, sem DNA político, sabido é.
Na política, manter a tradição familiar é questão de honra.
Vencer, superar desafios e atrair olhares, na política é sinal de alerta. 

Seja quem for, haverá muitos para derrubá-lo. É preciso que o líder seja inteligente, mas muito mais importante, que seja sábio.

Um político profissional se assemelha a um lutador de UFC. Acredite, a comparação é lógica.

No ringue vence quem derruba ou imobiliza o adversário. Está claro que o próximo não terá a mesma altura, envergadura e estilo. Cada um tem suas particularidades, pontos fortes e, claro, pontos fracos. Treinadores das várias artes marciais e o atleta estudam mais o adversário do que a si. É assim que se preparam para o combate.

Na política é a mesma coisa. Cada adversário tem suas particularidades, pontos fortes e, claro, pontos fracos. Assessores de vários tipos e o candidato estudam mais o adversário que a si. É aí onde tende a perder a eleição.

A diferença entre UFC e Política é que no primeiro o atleta está cercado de profissionais gabaritados e focados em cada combate. Já na política o candidato está sempre cercado de assessores (amigos e perus), que mais atrapalham que ajudam. A grande maioria dos políticos valoriza esse tipo de gente, que age como catenga, sempre concordando ou discordando, de acordo com o que sai da boca do “seu líder”.

É a partir daí que deve-se separar os bons. Um líder inteligente é mais um, num universo de milhares. Um líder sábio é exceção.

Não adianta querer mudar o mundo. Essa responsabilidade não recai sobre nós, que estamos de passagem. É preciso entender que, na política, 4 anos passam tão rápido quanto um piscar de olhos. Digo isso porque um político sábio não para, não reclama, trabalha incansavelmente, ciscando pra dentro, ouvindo, dando missão.

Em Alagoas só conheço um: Renan Calheiros. O resto é político inteligente.

Em tempo: Se você é político e se viu neste texto, se preocupe não, sabedoria não é para todos.  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.