Polícia Civil de Alagoas inicia II Curso Básico de Explosivos
Beatriz Domingos
A Polícia Civil de Alagoas promoveu a aula inaugural do II Curso Básico de Explosivos (II CBEx), na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Delegacia Geral, no bairro de Jacarecica.
O curso terá duração de 17 a 28 de novembro, e irá trazer a proposta de ampliar os treinamentos práticos e consolidar procedimentos padronizados, alinhados às doutrinas e técnicas mais modernas, tanto nacionais quanto internacionais.
A iniciativa busca preparar os policiais para adotar protocolos que elevem a segurança operacional, reduzam riscos e assegurem a proteção da população até a chegada do Esquadrão Antibomba.
O coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da PCAL, agente Antonio Vasco, explicou a importância do conhecimento em explosivos para operadores de segurança, tanto pela presença desse recurso em ações criminosas quanto pelo uso tático em operações policiais.
O deputado estadual Cabo Bebeto destacou que os policiais de Alagoas estão entre os melhores do país e que já participou de cursos em outros estados que confirmam isso.
O pastor Marcelo Oliveira também reforçou o trabalho árduo que os policiais enfrentam diariamente no combate ao crime e proteção a sociedade.
Já a perita-geral Rosana Coutinho afirmou que as polícias precisam estar integradas para combaterem o crime, para então avançarem.
"Nós temos aqui o último recurso do Estado dentro da Polícia Civil. Quem vai estar presente de forma combativa, com conhecimento, com recursos e equipamentos diferenciados, promovendo a melhor solução para determinados tipos de ocorrência, será a CORE, será o nosso grupo tático, será a sessão de antibombas" diz o delegado-geral Gustavo Xavier.
Ao iniciar a solenidade de abertura, a CORE homenageou diversas autoridades presentes. A primeira aula foi ministrada pelo agente de polícia Rodrigo Henrique, da CORE/PCAL.
Também prestigiaram o evento os delegados Thales Araújo, Sidney Tenório e Alexandre Leite, diretores, respectivamente, da Dinpol, DPJ’s 1 e 3.