Notícias

Brasil revela campeã do 34º Prêmio Ernesto Illy de Café durante cerimônia internacional em Roma

A grande vencedora foi Leda Terezinha Pereira Lima, representada em Roma pela filha Arabela Pereira Lima.

A cerimônia da 10ª edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, realizada no histórico Palazzo Colonna, em Roma, celebrou a excelência e a sustentabilidade na produção mundial de café. O evento reuniu 27 cafeicultores finalistas, entre eles os três representantes brasileiros do 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.

Neste ano, o prestigioso prêmio “Best of the Best” foi concedido a Ruanda, à Estação de Lavagem de Café Ngamba - Sucafina S.A., enquanto o “Coffee Lovers Choice”, escolhido pelos consumidores, foi conquistado por El Salvador, com a Finca Villa Mercedes da Agroindustrial Yaya.

Durante a programação em Roma, os finalistas brasileiros participaram de uma audiência especial com o Papa Leão XIV, no Vaticano, e de um encontro na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), onde foram anunciados os resultados nacionais. A grande vencedora foi Leda Terezinha Pereira Lima, da Fazenda Nova Esperança, no Sul de Minas, representada em Roma pela filha Arabela Pereira Lima. O segundo lugar ficou com Dimas Mendes Bastos, de Araponga, nas Matas de Minas. O terceiro lugar foi conquistado pela Fazenda Sequóia Minas, da Chapada de Minas, representada por Rodrigo Crimaudo Mendes.

“É uma alegria imensa ver o trabalho de tantos anos reconhecido dessa forma. Produzir café é um ato de amor, de cuidado com a terra e com as pessoas. Esse prêmio é uma conquista coletiva, da nossa família, da equipe da fazenda e de toda a comunidade de Monte Santo de Minas, que vive e respira café todos os dias”, celebrou Arabela Pereira Lima.

A campeã Leda Pereira Lima, de Monte Santo de Minas, fornecedora da illycaffè desde os anos 1980, já havia conquistado o 3º lugar nacional em 2015. O segundo colocado, Dimas Mendes Bastos, é parceiro da illycaffè há mais de duas décadas e frequentemente figura entre os finalistas, com cafés produzidos na Fazenda Serra de São Bento, em Araponga. A Fazenda Sequóia Minas, da Chapada de Minas, terceira colocada, já havia alcançado a mesma posição em 2019.

O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, que teve início em dezembro de 1991, tornou-se referência por mudar para sempre o cenário da cafeicultura no país. A iniciativa pioneira, que já reconheceu mais de mil e quinhentos cafeicultores brasileiros e entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios, atravessou fronteiras e inspirou o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, levando o conceito de qualidade, bem-estar e sustentabilidade propostos pela illycaffè a vários cantos do mundo. Todos os cafés são selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, formada por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè.

illycaffè

A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, que sempre teve como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz exclusivo blend de café 100% Arábica, composto por 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, com um olhar constante para a inovação. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de café Arábica. Todos os dias, mais de 10 milhões de xícaras de café illy são servidas em cafés, restaurantes e hotéis, em lojas próprias, em casa e no escritório, em mais de 140 países ao redor do mundo, nos quais a empresa está presente através de subsidiárias e distribuidores. Desde sua fundação, a illycaffè orientou as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021, tornando-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, os princípios fundamentais da marca, desde seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras illy Art Collection decoradas por mais de 135 artistas internacionais, ou máquinas de café desenhadas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura da qualidade junto a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a sua Università del Caffè, que hoje em dia organiza cursos em 24 países de todo o mundo. Em 2024, a empresa registrou um volume de negócios de 630 milhões de euros. A rede de marca única illy tem 157 pontos de venda em 28 países.

Fonte: Assessoria