Notícias

Autarquia de Desenvovimento Sustentável inicia ações de educação ambiental em mercados e feiras de Maceió

| Alisson Frazão

Alexandre Vieira e Tháchyna Lorena (estagiária)

As obras de construção do novo Mercado da Produção de Maceió, localizado no bairro Levada, estão a todo vapor. E, visando a preservação do local, que será transformado por completo pela Prefeitura de Maceió, a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) iniciou uma série de ações, nesta terça-feira (27), ao levar orientações sustentáveis para comerciantes e consumidores da região.


Devido a grande circulação diária de pessoas e mercadorias, o Mercado da Produção foi escolhido para ser o primeiro a receber a iniciativa. A Alurb disponibiliza para os comerciantes contêineres, cujos resíduos são coletados, após cada dia de trabalho, evitando o acúmulo e ainda fazendo a destinação correta de materiais.

Educação ambiental no Mercado da Produção. Foto: Walisson Vieira/ Ascom Alurb

Educação ambiental no Mercado da Produção

Mesmo assim, o local possui uma quantidade significativa de descarte irregular, tanto no passeio público, quanto nas áreas do entorno do equipamento, o que comprova a falta de consciência ambiental. Por isso, a importância do trabalho de educação com orientações sustentáveis.

"Infelizmente, algumas pessoas ainda não entenderam como deve ser feito o descarte dos resíduos gerados. Por isso, resolvemos orientá-las, para que possam adquirir novos hábitos que reflitam positivamente no novo mercado que está vindo com a reforma", disse Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.

Comerciantes são orientados sobre descarte correto de resíduos. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/ Ascom Alurb

Comerciantes são orientados sobre descarte correto de resíduos

Os educadores ambientais da Alurb orientaram os comerciantes como separar os resíduos gerados e onde descartá-los de forma correta. "A gente limpa, mas o pessoal logo suja, e é importante uma limpeza constante, pois essa sujeira deixa fedendo e isso pode afetar o nosso dia a dia, fazendo com que as pessoas passem a não querer vir ao mercado", disse a comerciante Maria José, 49 anos de idade.

Próxima ação será levada para a feirinha do Tabuleiro. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/ Ascom Alurb

Próxima ação será levada para a feirinha do Tabuleiro

A comerciante Maria Francisca ressaltou a importância da iniciativa para o convívio no local de trabalho e a mudança de atitudes sobre o descarte correto de resíduos. "Um comerciante limpa e outro suja. Então, precisamos aprender a ter mais higiene e manter o local limpo, facilitando para que o pessoal faça a coleta", afirmou.

As ações de educação ambiental da Alurb ainda serão levadas para outros equipamentos públicos de Maceió. Na próxima quinta-feira (29), a iniciativa acontece na feirinha do Tabuleiro. O local também vai receber um novo mercado público.

A iniciativa conta com o apoio dos jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital alagoana.