OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
16/09/2017 às 09:30

Renan completa 62 anos, sendo 38 de vida pública. Fez muito, mas não conseguiu passar a simplicidade aos seguidores

Na sexta, 15 de setembro de 2017, na reabertura do Theatro Sete de Setembro, em Penedo, governador, ministro, prefeitos, deputados e empresários vestiam o mesmo traje. Renan vestia uma camisa branca e calça jeans (sua marca de simplicidade) Na sexta, 15 de setembro de 2017, na reabertura do Theatro Sete de Setembro, em Penedo, governador, ministro, prefeitos, deputados e empresários vestiam o mesmo traje. Renan vestia uma camisa branca e calça jeans (sua marca de simplicidade)

O senador Renan Calheiros é, de longe, o nome mais expressivo da política de Alagoas. Hoje ele completa 62 anos de idade, sendo 38 de vida pública (disputou a primeira eleição para deputado estadual em 1978). Ou seja: mais da metade na política.

Renan é o que se chama de Dinossauro. É um dos últimos da velha guarda a manter não apenas o mandato, mas o respeito e ‘subordinação” dos políticos locais.

Renan (como você sabe) construiu uma carreira solo. Aprendeu desde cedo, segundo os amigos contemporâneos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a observar e ouvir mais que falar. Típico dos sábios (que são poucos nos dias de hoje). Na política não confundir sábio, com sabido.

Falar de Renan Calheiros não é tarefa fácil, porque sua obra ainda não está finalizada. Também não me vejo pronto para dizer o que sinto, o que vejo, o que ouço e o que sei e aprendi ao longo de muitos anos observando O MESTRE da política, que tem seguidores, discípulos e até clones (no jeito de falar e agir). Claro, são pequenos piratas, com uma falha aqui e outra ali, típico de material de segunda linha.

Deixo apenas uma sugestão

Para quem sonha em ter vida longa na política é preciso, antes de tudo, que o pretendente seja humilde, sempre sorridente e receptivo a aliados e adversários. Também é crucial que escute mais que fale e que observe sempre além do próprio nariz.

Para definir O MESTRE, deixo um pequeno trecho do que escrevi há alguns anos.

Imagine uma arma que você não vê, não ouve e não sente.

Renan é um guerreiro preciso, que age sempre na sombra e em silêncio total.

Para acompanhá-lo é preciso ter foco.

Para entendê-lo é preciso observá-lo.

Para tê-lo ao seu lado é preciso servi-lo.

Para ser parecido não basta segui-lo, falar parecido, pensar que age parecido.

Para compreendê-lo...

Renan é um cavaleiro solitário, por isso não há testemunha para defini-lo.

Em tempo: Renan, para quem não sabe, é o político mais acessível que tenho notícia. Com sua memória de elefante, retorna ligações até de quem não conhece, senta no escritório do PMDB com pessoas humildes, faz questão de cumprimentar a todos onde chega etc etc etc. E não é de hoje. Só Renan faz isso. É por aí um dos sinais da longa vida na política brasileira. 

Se você conhece em Alagoas outro político com as mesmas características, não se engane, talvez seja mais um clone, de tantos que circulam por aí.  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.