“Nunca subestime um candidato bom de voto”. A frase é de um amigo, cientista político por natureza, com a experiência de mais de 30 anos de política.
A frase foi uma resposta de uma indagação que fiz após às duas pesquisas divulgadas pelo Instituto Paraná, encomendadas pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM).
Antes do anúncio havia uma rede de boatos sobre o posicionamento de Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB). Os perus de campanha alardeavam a dianteira de seus candidatos, o que acabou em empate técnico.
Por outro lado, nos senadinhos, ouvia-se sempre comentar sobre a possibilidade real de JHC (PSB) entrar na disputa. Com tempo reduzido, na comparação com Rui e Cícero, e com o baixo clero da política a seu lado, poucos acreditavam no desempenho de JHC. Contra ele, apenas o currículo conturbado do pai, João Caldas – sem comentários.
Após a primeira divulgação duas premissas ficaram evidentes: primeiro, que não havia dianteira alguma, nem para Rui nem para Cícero. A segunda, que JHC pode, sim, ser uma ameaça real.
Pois bem, as duas pesquisas seguintes, do Ibope e do próprio Instituto Paraná, vão indicar os primeiros pula-pula da barca furada na eleição de Maceió. Não se engane se a partir daí a nau comece a ficar à deriva.
Nesses 10 dias que teremos pela frente muita gente será traída. Faz parte do jogo. JHC entrou para atirar, é fato, e os alvos ficaram próximos de mais.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.